Turistas argentinos impulsionam vendas de bares e restaurantes em Santa Catarina

Os turistas argentinos que escolheram Santa Catarina para passar a temporada de verão contribuíram para impulsionar as vendas no setor de alimentação fora de casa no início da temporada.

Turistas argentinos impulsionam o verão em Santa Catarina

Turistas argentinos impulsionam o verão em Santa Catarina – Foto: Valeska Loureiro/ND

Segundo pesquisa da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel SC) feita com restaurantes, cafeterias, lanchonetes e outros estabelecimentos, 39,2% dos entrevistados registraram movimento muito maior (variação de mais de 15%) ou maior do que na temporada passada.

Outros 36,3% afirmaram que o movimento está semelhante ao do ano passado e 24,5% sofreram com retração na demanda. Os empresários também foram questionados sobre a origem dos turistas atendidos. Quase a metade dos entrevistados – 45% do total – percebeu alta no fluxo de argentinos.

Conforme levantamento da Abrasel, quase 92% dos estabelecimentos receberam turistas nas semanas entre o Natal e o Ano Novo – Foto: Bruno Golembiewski/ND

Houve percepção de aumento na presença também de turistas catarinenses (32,2%), gaúchos, (24%), paulistas (23,4%) e paranaenses (18,1%). Na lista de emissores citados também aparece a Europa (7,6%), o Paraguai, Chile e Uruguai.

Ainda conforme o levantamento, quase 92% dos estabelecimentos receberam turistas nas semanas entre o Natal e o Ano Novo.

“A pesquisa reflete o impacto positivo do turismo para o setor de bares e restaurantes em Santa Catarina, especialmente com o aumento significativo de turistas argentinos, que têm contribuído para aquecer a economia local nesta temporada de verão”, avalia Juliana Mota, presidente da Abrasel SC.

Turistas argentinos chegam com moeda valorizada

A pesquisa reflete o impacto positivo do turismo para o setor de bares e restaurantes em Santa Catarina – Foto: Leo Munhoz/ND

Nesse cenário, segundo Juliana, um ponto interessante são os efeitos da desvalorização do Real.

“Se por um lado essa desvalorização traz a perda do poder de compra do consumidor e o aumento de custo dos produtos, por outro torna o Brasil um destino turístico competitivo para os turistas que chegam com moedas mais valorizadas, principalmente os argentinos”, explica a presidente da Abrasel SC.

Mesmo com o bom resultado obtido no final de 2024, o setor mostra certa cautela com relação ao desempenho do restante da temporada. Para 42% dos entrevistados, o movimento deve ser igual ao do verão passado. Já 37,4% dos empresários acreditam que o movimento será melhor e 20,5% considera que será pior.

Entre os maiores desafios para o negócio, quase 60% dos empreendedores apontam a contratação de mão de obra. Tanto que 43% dos estabelecimentos não conseguiram completar a equipe no final do ano.

Entre as principais dificuldades está encontrar candidatos para as vagas (45,3%), a falta de interesse nas vagas oferecidas (34,7%) e candidatos sem qualificação para a função (17,3%).

Adicionar aos favoritos o Link permanente.