Saiba como cuidar de pets picados por animais venenosos

No sítio ou na cidade, os pets correm o risco de serem picados por animais venenosos, como cobras, aranhas, escorpiões e abelhas. Em caso de envenenamento, existem algumas dicas que pode ajudar os tutores.

A imagem mostra um cachorro doente para ilustrar a matéria de pets picados por animais venenosos

Dicas de profissionais podem ajudar no tratamento do envenenamento em pets – Foto: Divulgação/Freepik/ND

O que fazer se os pets forem picados por animais venenosos

De acordo com o veterinário Carlos Sansão, em caso de pets picados por animais venenosos, o recomendado é levar o cachorro ou gato o quanto antes para um hospital ou clínica veterinária.

“Nunca auto medique seu pet e nem faça uso de receitas caseiras”. Isso porque o médico veterinário é o único profissional indicado para auxiliar em casos que colocam a saúde do animal em risco.

Sinais de envenenamento

Antes de encaminhar o animal para uma clínica especializada, caso o momento da picada não tenha sido visto, é preciso ficar atento aos sinais de envenenamento.

Segundo o veterinário Kaio Ebert, qualquer detalhe sobre o comportamento pode ajudar o veterinário na identificação do problema. Entre os principais sintomas, estão:

  • Prostração;
  • Apatia;
  • Vômito;
  • Espumar pela boca.

Segundo Ebert, em casos muito avançados, caso não seja tratado, o envenenamento pode evoluir para a falência dos órgãos e, no pior dos casos, a morte.

Registrar o animal responsável pela picada

Caso o tutor presencie o momento em que o animal de estimação é picado, é preciso ser rápido e tentar fotografar ou filmar o animal responsável pelo envenenamento.

Já que cada animal possui o antídoto e forma de tratamento específicos, ter um registro do responsável pode ser positivo na hora da análise veterinária. “Toda informação é válida para auxiliar o tratamento“, explica o veterinário Carlos Sansão.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.