Santa Catarina aposta na integração entre inovação e setor tradicional para impulsionar a economia

A integração entre o setor tradicional da economia e o ecossistema de inovação foi apontada como o caminho estratégico para o futuro de Santa Catarina durante a participação do Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcelo Fett, em um encontro promovido pela Associação Empresarial de Florianópolis (ACIF) na última terça-feira, 25.

“Santa Catarina é um estado sem grandes áreas agrícolas, sem reservas minerais ou de petróleo, e ainda enfrenta desafios climáticos recorrentes. No entanto, somos o estado mais desenvolvido do país graças ao espírito empreendedor, resiliente e inovador do nosso povo”, afirmou Fett.

O secretário ilustrou essa conexão entre o tradicional e o inovador com exemplos catarinenses que estão transformando seus mercados, como a Gelnex, de Itá, que utiliza proteína animal para produzir peptídeos de colágeno, alcançando um expressivo valor de mercado. A indústria de laticínios Gran Mestri de Guaraciaba, também aposta em inovação ao desenvolver uma proteína a partir do soro do leite. Já a Duas Rodas, de Jaraguá do Sul, combina sua tradição centenária em essências alimentícias com inteligência artificial para prever comportamentos de consumo e otimizar sua cadeia de suprimentos.

“Esses casos comprovam que, ao aproximar o setor tradicional da tecnologia e inovação, geramos riqueza. Essa é a estratégia do governo: conectar os setores tradicionais ao ecossistema de inovação e, ao mesmo tempo, viabilizar o acesso dos empreendedores a fontes de financiamento”, ressaltou Fett.

Novas frentes parlamentares

O encontro também contou com a participação do deputado estadual  Alex Brasil, que anunciou em primeira mão a criação de duas frentes parlamentares: uma em apoio à tecnologia e inovação e outra dedicada ao empreendedorismo e à revitalização dos centros comerciais de Santa Catarina. O deputado destacou a importância de revitalizar essas áreas, lamentando o abandono que muitos centros têm enfrentado, e reforçou que a parceria com a ACIF será fundamental para promover essas mudanças.

O presidente da ACIF, Célio Bernardi, reforçou o compromisso da entidade em ser parceira da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, colaborando ativamente na proposição e execução de projetos que favoreçam os empresários catarinenses. “A ACIF está comprometida em ser um elo entre o setor público e o privado, contribuindo para que a inovação chegue a todos os cantos do estado. Estamos sempre buscando fortalecer iniciativas que promovam o empreendedorismo resgatando seu papel essencial no desenvolvimento econômico e social da nossa cidades”, afirmou Bernardi.

O post Santa Catarina aposta na integração entre inovação e setor tradicional para impulsionar a economia apareceu primeiro em Deolhonailha.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.