Casamento econômico: especialistas mostram 5 dicas para organizar uma cerimônia gastando pouco

A cerimônia de casamento costuma ser um momento mágico para muitas pessoas. Entretanto, escolher vestido de noiva,  o terno, o local da festa, o cardápio e até mesmo o número de convidados, pode ser quase uma missão impossível quando os noivos estão em busca de um casamento simples e barato.

cerimônia de casamento econômico

Veja 5 dicas para organizar uma cerimônia de casamento e gastar pouco  – Foto: Freepik/Divulgação/ND

Desde o momento em que foi pedida em casamento, em novembro de 2022, Sarah Melo, de 26 anos, busca formas para fazer renda extra e economizar na cerimônia que vai ocorrer em setembro deste ano. Entre as ações feitas por Sarah e o seu noivo, Lucas Valentim, de 29 anos, estão as vendas de cookies e alfajor para garantir a festa.

“A ideia veio de um vídeo no TikTok de coisas para vender e para arranjar renda. A gente investiu R$120 para comprar as coisas e já no primeiro final de semana de vendas, todo mundo super gostou. Quando a gente falava que era pra ajudar no casamento, as pessoas ajudavam mais ainda”, diz Sarah.

Sarah e Lucas ficaram noivos em novembro de 2022 e vendem doces para ajudar no orçamento da festa de casamento. – Foto: Casal Almeida/Divulgação/ND

Confira 5 dicas para uma cerimônia econômica:

1.Planejamento 

Segundo o cerimonialista de casamentos Emanuel Sebaje, o primeiro passo para realizar uma cerimônia de casamento dentro da realidade financeira do casal é o planejamento.

“Qual o sonho? Qual o desejo do casal? O que eles estão colocando em pauta? Qual o estilo do casamento? Quantas pessoas? Como imaginam a festa e esse dia? O primeiro passo é pontuar como o casal imagina o casamento e pensar se vai fazer um jantar ou se vai fazer um almoço. Então, você vai sentar e ver o quanto você pode investir no casamento que esteja dentro do seu planejamento”.

2. Números de convidados 

Pensar em uma lista de convidados mais intimistas pode ser uma solução para quem deseja gastar pouco com uma cerimônia de casamento. Entretanto, tudo vai depender de quanto o casal deseja investir, afirma o cerimonialista.

“Um casamento grande pode sair no mesmo preço de um casamento pequeno, tudo depende de quantas pessoas vão ter e de quanto vai ser o preço por pessoa. Tudo depende, também, de quanto o casal vai querer investir no evento”.

3. Em dia de semana é mais barato! 

Em relação a escolha do dia, Emanuel garante que casar durante a semana é mais barato do que aos finais de semana.

“No fim de semana é muito concorrido, sábado é um dia disputado o ano inteiro. Casar de segunda a sexta, ou no domingo, pode reduzir quase 40% do orçamento”.

4. O período do dia não importa

Realizar a cerimônia de casamento entre o período da manhã, tarde ou noite? Segundo o cerimonialista, não esse não é um fator que vai alterar no orçamento do casamento.

“Questão de horário não altera em nada: casar de manhã, à tarde ou à noite não altera o preço porque o dia do profissional já está envolvido com o cliente. Claro, se for um casamento com contrato de 10 horas ou cinco horas aí sim pode ter uma flexibilidade, mas o período do dia não altera valores”.

5. “O vestido encontra você”

O vestido de noiva pode ser um dos itens mais caros do casamento. Para Emanuel, é uma questão de experimentar e deixar que “o vestido encontre você”.

Entretanto, de acordo com a cerimonialista de casamento Patrícia Lima, para a noiva economizar na escolha, uma das opções é reaproveitar o vestido de alguém importante para ela.

“Vestido da mãe, vestido de uma irmã, vestido de uma amiga, o vestido da sogra. É muito bonito quando a noiva pega o vestido que já tenha sido usado por alguém da família e adapta para ela”.

Contudo, caso a noiva não tenha a opção, Patrícia diz que alugar um vestido costuma ser mais barato do que mandar fazer um.

“Mesmo quando a noiva pode mandar fazer um vestido ou comprar um, o aluguel pode ser uma melhor opção em algumas situações porque o vestido em um único dia. Então essa seria a melhor opção para economizar, depois do vestido refeito de alguém querido”, finaliza Patrícia.

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.