Dança e conhecimento marcam passagem da Semana da Enfermagem por Joinville


Evento está percorrendo Santa Catarina para falar sobre a profissão A caravana do Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren-SC) retomou a jornada por Santa Catarina nesta terça e quarta-feira (23 e 24). Nestes dois dias, a Semana da Enfermagem, que está percorrendo todas as regiões do Estado com conteúdos voltados para os estudantes e profissionais deste mercado, passou por Joinville, no Norte catarinense.
> Semana de Enfermagem do Coren leva oficina de estética e coral à Blumenau
Na noite de terça-feira (23), a abertura do evento aconteceu no auditório do Senac, e contou com a importante palestra da vice-presidente do Coren-SC, Sandra Regina da Costa. Já a atração cultural ficou por conta da companhia de dança M.M, de Joinville, que encantou o evento com muita beleza e talento.
Durante a palestra de abertura, Sandra aproveitou o momento para defender o Sistema Único de Saúde (SUS), essencial para a preservação da saúde no Brasil. A profissional também ressaltou a importância do momento para conversar sobre a valorização do profissional de enfermagem.
“É com imensa alegria que estamos em Joinville para discutir alguns desafios que temos pela frente, na profissão de enfermagem. Estamos orgulhosos deste momento, em que podemos percorrer o estado para falar mais sobre a nossa categoria”, destacou a vice-presidente.
Sandra ainda comentou sobre a importância de garantir boas condições de trabalho para os profissionais de enfermagem, já que isso reflete diretamente no empoderamento e na qualidade de vida deles.
Estiveram presentes no evento diversas autoridades e representantes dos profissionais da saúde de Joinville. Entre eles, o enfermeiro da Secretaria Municipal de Saúde, Douglas Calheiros Machado, comentou sobre a importância do futuro da profissão, que reflete-se nos jovens estudantes. O profissional também destacou a importância da atuação do Coren-SC, que tem contribuído para que os enfermeiros sejam cada vez mais reconhecidos.
Importância dos cuidados paliativos
A quarta-feira (24) ficou marcada por uma oficina que oportunizou muito conteúdo e embasamento profissional aos participantes. Ministrada pelas enfermeiras Joeli Basso e Sabrina de Souza, a atividade teve como tema os cuidados paliativos, um conjunto de práticas de assistência aos pacientes que estão em estágios terminais ou avançados de determinada doença. O objetivo é oferecer qualidade de vida aos enfermos e seus familiares, além de permitir dignidade e diminuição de sofrimento em um momento tão delicado.
Joeli abordou com os participantes do evento temáticas como controle de sintomas e melhoria de condições, tanto para os pacientes quanto para todos que se envolvem nos cuidados com eles. Ela destacou a importância do tema, já que os cuidados paliativos são tão relevantes quanto qualquer outra assistência de saúde que as pessoas podem precisar durante suas vidas.
“Todos nós passamos pelo processo de nascer, e um dia, enfrentaremos o processo de morrer. Por isso, é fundamental discutir este tema”, reforça a enfermeira.
Já Sabrina destacou a relevância da abordagem deste assunto durante a Semana da Enfermagem, momento fundamental de encontro dos profissionais e estudantes da área. Segundo ela, os cuidados paliativos convergem com o tema do evento em 2023, que sugere as discussões necessárias para fortalecer a saúde brasileira.
“A importância dos cuidados paliativos é fundamental para a população que vive o aumento da expectativa de vida, e como consequência dela, o processo de envelhecimento e o aumento das doenças crônicas não transmissíveis. Assim, a enfermagem ocupa lugar de destaque no cuidado ofertado a todas as pessoas que o necessitam, tornando fundamental a capacitação dos profissionais”, comenta.
Essa e as outras atividades, já realizadas nos municípios de Chapecó, Curitibanos e Blumenau, fazem parte da programação da Semana da Enfermagem do Coren-SC (SBEnf) em Santa Catarina. Durante todo o mês de maio, o Conselho viaja por todas as regiões do estado para promover oficinas, palestras e atividades culturais.
O Coren também passou por Criciúma. Agora, estão previstas ainda oficinas em Florianópolis, que acontecem na próxima terça-feira (30).
Para acompanhar o cronograma e as atividades da Semana da Enfermagem, acesse o site do Coren-SC.
Leia também
Semana da Enfermagem 2023 passa por Curitibanos com cultura e conhecimento
Do Brasil para o mundo: Araquari está no radar internacional para receber novas empresas
Grupo EZOS recebe autoridades para tratar do futuro da Cervejaria Santa Catarina

Adicionar aos favoritos o Link permanente.