Suplemento natural promete diminuir os níveis de colesterol ruim no sangue; saiba o nome

Um suplemento natural chamado psyllium está sendo estudado por pesquisadores após a descoberta que o alimento é capaz de reduzir os níveis de colesterol ruim no sangue.

A fibra pode ser obtida a partir da casca da semente de uma erva intitulada Plantago ovata e indivíduos que sofrem com constipação também podem ter benefícios ao utilizá-la. As informações são do R7.

O suplemento psyllium pode ajudar a reduzir os níveis de colesterol ruim no sangue. – Foto: Pixabay/Divulgação/ND

A ingestão diária de 3 gramas a 20,4 gramas de psyllium por dia foi associada à redução dos níveis de colesterol LDL (Lipoproteína de baixa densidade), considerado o tipo “ruim” de colesterol.

A descoberta é do estudo conduzido por pesquisadores do Instituto de Ciências Médicas da Escola de Medicina da Universidade Jiaotong de Xangai, na China, e publicado no European Journal of Clinical Nutrition.

Além disso, em outra pesquisa com adultos, o estudo mostrou que ingerir 5,1 gramas de psyllium duas vezes ao dia reduziu em 4,7% e 6,7% os níveis de colesterol total e LDL, respectivamente, após 26 semanas.

Já em crianças e adolescentes, a pesquisa concluiu que a suplementação de psyllium reduziu entre 2,78% e 22,8% os níveis de concentração de colesterol LDL no sangue.

Outros benefícios

Pessoas com constipação e hemorroida também podem se beneficiar do psyllium. Isso porque a fibra possui a capacidade de amaciar o bolo fecal, quando associado a uma ingestão adequada de líquidos. Também é indicado para o tratamento de alguns casos de hemorroidas.

O estudo mostrou ainda os potenciais benefícios do psyllium para pessoas que sofrem de hipercolesterolemia, que é o aumento dos níveis de gordura no sangue.

“O psyllium pode produzir o efeito de redução do colesterol sérico, a depender da dose e do tempo, em pacientes com hipercolesterolemia leve e moderada e seria útil como adjuvante da terapia dietética para o tratamento da hipercolesterolemia”.

Agências de saúde dos Estados Unidos consideram a fibra segura para a maioria das pessoas, “quando tomado com bastante líquido”.

É sugerida a ingestão de um copo de água de 200 ml para cada três a cinco gramas de casca ou sete gramas de semente. A recomendação é começar com uma dose baixa e aumentá-la progressivamente.

Pacientes em tratamento com carbamazepina, lítio, metformina, olanzapina, digoxina ou etinilestradiol devem consultar seu médico antes de fazer a suplementação, já que pode haver interações que prejudiquem a eficácia dos medicamentos.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.