Diretor vê brasileiros preparados para o Engie Open de Tênis: ‘expectativa é excelente’

Florianópolis recebe a partir deste domingo (16) o Engie Open de Tênis da série ATP Challenger 75. A competição abre o calendário de torneios organizados pela CBT (Confederação Brasileira de Tênis) em 2023. A reportagem do Arena ND+ está no Lagoa Tênis Clube e conversou com o diretor do torneio, Guilherme Gesser.

Diretor do torneio, Guilherme Guesser conversou com o Arena ND+

Diretor do torneio, Guilherme Gesser conversou com o Arena ND+ – Foto: Ian Sell/ND

O diretor comemorou a oportunidade de Florianópolis receber o torneio, como forma de fomentar e incentivar a prática do tênis para as jovens gerações.

“Florianópolis sempre teve muitos torneios e faz tempo que não trazia torneios grandes. Em 2021 trouxemos mais um um challenger como esse, agora novamente”, relembra.

“É muito importante para a cidade poder desenvolver jovens tenistas, trazer gente para assistir, a galera se empolga, quer assistir tênis, sempre com essa referência do Guga [Gustavo Kuerten]. Isso para a cidade é muito bom, a expectativa é que possamos trazer cada vez mais torneios”, completa.

Jogos da chave qualificatória deste domingo

Jogos da chave qualificatória deste domingo – Foto: CBT/Reprodução

Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, França, Itália, Líbano, Peru e República Dominicana estão inscritos para o Engie Open de Tênis.

O domingo dá início ao Qualyfier, que é a classificatória para a chave principal. Essa disputa segue até segunda-feira (17), quando começam os principais jogos do Engie Open.

“A expectativa é excelente, temos bons nomes aqui. O torneio será bastante equilibrado e esperamos que os brasileiros possam chegar o mais longe possível”, avalia Gesser.

“Temos muitos tenistas bons, tanto os mais jovens, como essa nova geração que foi campeã do Mundial de 16 anos no ano passado e também tenistas que estão entre o Top 200 e Top-100. Nossos tenistas de duplas também sempre tem bons resultados. Sabemos que temos muito a melhorar, mas estamos no caminho certo”, comenta.

Catarinense na chave principal

Um brasileiro está entre os cabeças de chave da competição: o paranaense Thiago Wild (#226).

Também estão entre os oito favoritos ao título os chilenos Alejandro Tabilo (#162) e Tomas Barrios Vera (#183), o italiano Luciano Darderi (#173), os argentinos Andrea Collarini (#191) e Genaro Alberto Olivieri (#210) e o dominicano Nick Hardt (#217).

Catarinense Pedro Boscardin participa do torneio

Catarinense Pedro Boscardin participa do torneio – Foto: Divulgação/ND

Além de Wild, os paulistas Daniel Dutra Silva (#268) e Matheus Pucinelli (#284) e o catarinense Pedro Boscardin (#358) completam a lista de brasileiros inscritos na chave principal.

Jovens recebem homenagem

Gustavo Almeida, João Fonseca e Pedro Rodrigues receberam, neste sábado, uma homenagem da CBT Os tenistas juvenis receberam uma placa pela conquista inédita da Copa Davis Júnior para o Brasil.

“Aquela foi uma semana histórica. Eu nunca tinha imaginado representar o Brasil e ser campeão mundial. Eu só tenho a agradecer pela equipe que esteve lá e pela CBT, que nos deu todo o suporte para que déssemos o nosso melhor. Agora pretendo seguir lutando para trazer mais títulos como esse para o país”, disse Fonseca, atual número 9 do ranking juvenil da ITF.

Gustavo Almeida, João Fonseca e Pedro Rodrigues receberam homenagem pela conquista – Foto: Luiz Candido/CBT/ND

Para Rodrigues, além do título conquistado, o feito dá um incentivo a mais para que a carreira continue rendendo frutos também entre os profissionais. “É muito gratificante receber uma homenagem desse tamanho da CBT. Aqueles foram os momentos mais importantes da minha vida e agora vou seguir buscando por mais”, falou.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.