Em meio a alta da Covid em SC, Joinville chega a 200 mil casos

Em meio a uma alta de 16% nos casos da Covid-19, a cidade de Joinville, no Norte do Estado, chegou a marca de 200 mil casos da doença neste fim de semana. De acordo com os dados da Secretaria de Saúde do município, a cidade acumula 200.062 casos confirmados e 2.326 mortes desde o começo da pandemia.

Aventureiro é o bairro de Joinville que acumula mais casos da doença – Foto: Foto: Fabrício Escandiuzzi / SES

Ainda conforme o boletim do órgão municipal de saúde, atualmente a cidade tem 251 casos ativos. Os bairros com o maior número de casos são: Aventureiro (14.884), Costa e Silva (12.254), Vila Nova (11.014), Iririú (9.517) e Paranaguamirim (8.426).

A marca de Joinville é registrada em um momento que a FioCruz (Fundação Oswaldo Cruz) alerta para “aumento expressivo” dos casos de Covid-19 em Santa Catarina.

Do dia 8 de março ao dia 7 de abril, 372 catarinenses foram infectados com a doença. Os números eram de 2.322 casos ativos no dia 8 de março contra 2.694 nesta sexta-feira (7). O aumento foi de 16%.

Em todo o Estado são 2.01.827 casos acumulados e 22.741 mortes confirmadas pela Covid-19, conforme dados da SES/SC (Secretaria do Estado da Saúde de Santa Catarina).

Vacina bivalente

Para evitar um novo avanço do coronavírus, o público-alvo apto para receber a dose de reforço da vacina da Covid-19 com o imunizante bivalente da Pfizer em Joinville foi ampliado.

Desde a última quarta-feira (5), pessoas com mais de 12 anos que tenham as comorbidades preconizadas pelo Ministério da Saúde podem receber o imunizante.

Continuam aptos à vacinação os trabalhadores da área da saúde; gestantes e puérperas; pessoas com deficiência permanente (a partir de 12 anos); população privada de liberdade; adolescentes em medidas socioeducativas e funcionários do Sistema de Privação de Liberdade; pessoas com 60 anos ou mais; imunocomprometidos; habitantes de comunidades indígenas, ribeirinhas e quilombolas; pessoas que vivem em Instituições de Longa Permanência (a partir de 12 anos) e trabalhadores dessas unidades.

A vacina bivalente contra a Covid-19 é uma atualização dos primeiros imunizantes utilizados, já que protege contra a cepa original da doença e também contra a subvariante ômicron. Com este reforço, o objetivo é ampliar a resposta imune da população.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.