Times anunciam mudanças para próxima etapa da The Ocean Race; veja quais

A menos de uma semana do início da quarta etapa da The Ocean Race, as equipes decidiram fazer mudanças nos grupos que vão voltar para o mar no domingo (23), de Itajaí, Litoral Norte de Santa Catarina, com destino a Newport, nos Estados Unidos. Esse momento é propício para mudanças, já que a parada em Itajaí marca os 55% da competição.

Time Holcim – PRB terá novos membros para a quarta etapa da The Ocean Race – Foto: Julien Champolion | polaRYSE / Holcim – PRB / The Ocean Race/ND

Confira quais são as mudanças:

Time Holcim-PRB

Atual líder geral da competição, o capitão da equipe, Kevin Escoffier, decidiu mudar completamente os velejadores que vão o acompanhar até a próxima parada. Devem estar a bordo a holandesa Annemieke Bes, e os franceses Benjamin Schwartz e Fabien Delahaye. Delahaye deixa os trabalhos em terra para a corrida no barco pela primeira vez.

“Eu escolhi essa equipe por várias razões”, disse o capitão. “Primeiro, eu queria ter uma equipe internacional, com diferentes culturas. Segundo, selecionei o perfil do Fabien porque ele já conhece o barco, por ter velejado com ele no final de 2022 de Pointe-à-Pitre, na volta da Rota do Rum”.

Annemieke também tem um perfil escolhido a dedo pelo capitão: veterana da Ocean Race, ele já foi prata nas Olimpíadas de 2008. Além disso, Benjamin Schwartz tem experiência com os equipamentos eletrônicos e de pilotagem.

Com a nova equipe, para que os velejadores “peguem o jeito” da competição, o capitão já enviou documentos importantes para a nova equipe, que detalham o que já se sabe sobre o barco e as estratégias para os próximos passos.

Além dos velejadores, a jornalista neozelandesa Georgia Schofield volta para a equipe como repórter a bordo.

Biotherm

Grandes mudanças também no time Biotherm, com três novos membros escolhidos pelo capitão, o francês Paul Meilhat. Para a quarta etapa, se juntam a ele o britânico Alan Roberts, que já participou de nove regatas Figaro; a portuguesa Mariana Lobato, atleta olímpica e campeã mundial da Match Racing 2013; e a francesa Marie Riou, campeã de quatro Nacra 17, atleta olímpica e vencedora da Ocean Race 2018.

Biotherm foi o último barco a chegar em Itajaí – Foto: Sailing Energy / The Ocean Race/ND

A também francesa Anne Beaugé volta para a posição de repórter a bordo. Com isso, Biotherm vai velejar com um time de duas mulheres e dois homens, além de ser a equipe com mais mulheres na competição (três, se contar a repórter).

11th Hour Racing

A italiana Francesca Clapcich volta para a competição após ficar de fora da terceira etapa. Ela substitui a suíça Justine Mettraux, rotação que já estava prevista. O australiano-britânico Jack Bouttell participa da In-Port Race, mas não da quarta etapa.

O irlandês Damian Foxall, da equipe de terra, se junta à equipe pela primeira vez. Ele já participou de seis The Ocean Race, acumulando mais de 450 mil milhas náuticas no currículo.

Manutenção dos barcos é o foco durante parada em Itajaí – Foto: Bruno Golembiewski/ND

“Fiquei muito feliz quando Charlie me chamou para velejar na próxima etapa para Newport”, afirma Foxall. “Sempre que a corrida vem para Itajaí, eu velejo aqui ou fora da cidade, então estão muito orgulhoso de fazer isso novamente. Vou assumir uma posição importante, mas estarei ao lado de velejadores fantásticos, temos o que eu acredito ser o melhor barco nesta etapa e estou muito feliz por estar indo”.

A atleta olímpica Clapcich está de volta à competição após quase dois meses. “Vamos trabalhar duro para subir no placar. Agora é a nossa hora. Antes de sair de casa, falei para minha esposa: ‘vamos ganhar essa etapa’. Eu também acho que é bom estar ‘fresca’, sem ter velejado na última etapa. Essa é uma perna importante para o time e estou feliz de estar a bordo”.

Malizia

Com o então capitão Boris Herrmann saindo da competição, o britânico Will Harris assume o comando do time Malizia para a próxima etapa. Outra adição à equipe é o francês Christopher Pratt. “Estou muito feliz de me juntar ao Time Malizia para a próxima etapa. É um sonho de infância se realizando”, afirma.

Enquanto em Itajaí, parte da equipe de velejadores aproveitou para conhecer a região – Foto: Team Malizia/Reprodução/ND

GUYOT environnement

Indo contra os planos, a equipe GUYOT vai manter a mesma equipe da última etapa. No entanto, com a saída da equipe da terceira perna da competição, o capitão Benjamin Dutreux decidiu manter o mesmo time de velejadores.

GUYOT “cortou caminho” até Itajaí – Foto: Charle.s Drapeau / GUYOT environnement – Team Europe/ND

A maioria dos atletas já descansou e se recuperou da competição, o suficiente para uma boa performance no Atlântico. “Mal podemos esperar para começar a corrida”, afirma Dutreux. “Essa etapa vai ser interessante para a maioria de nós, que não costuma velejar deste lado do Atlântico, então teremos muito a aprender”.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.