Escolas da rede estadual de Blumenau amanhecem vazias no primeiro dia de aula após o ataque

Após o ataque a creche de Blumenau, que deixou quatro crianças sem vida na última quarta-feira (5), estudante da rede estadual de ensino do município voltaram às aulas nesta segunda-feira (10). Entretanto, escolas amanheceram vazias.

Escolas da rede estadual de Blumenau amanhecem vazias no primeiro dia de aula após o ataque – Foto: Moisés Stuker/NDTV

Na escola Max Tavares do Amaral, no bairro Itoupava Norte, poucos alunos estiveram presentes na manhã de hoje, de acordo com a direção da instituição. Ao todo, 420 alunos estudam no período matutino, mas apenas 150 compareceram na manhã de hoje.

Além das salas de aula praticamente vazias, muitos pais relataram que se sentem inseguros. Em nota, a Secretaria de Estado da Educação informou que a segurança da comunidade escolar é uma das prioridades da gestão. “As escolas da rede estadual possuem cerca de 4 mil câmeras de vigilância no pátio e entrada que armazenam imagens por, no mínimo, 60 dias, além de sensores”.

Blumenau tem 33 escolas estaduais e cerca de 23 mil estudantes. Para reforçar ainda mais a segurança, a secretaria analisa um estudo técnico para ampliar esse monitoramento. “Visando o fortalecimento socioemocional, o currículo catarinense trabalha com competências e habilidades que ampliam o respeito e a empatia na sociedade. As coordenadorias regionais também contam com profissionais como psicólogos e assistentes sociais, que compõem o Núcleo de Prevenção às Violências Escolares (NEPRE), para dar suporte às escolas e estudantes”, complementa a nota.

Férias na rede municipal de ensino

Já na rede municipal de Blumenau, a prefeitura decretou a suspensão das aulas entre os dias 10 e 17 abril para “organizar legalmente a contratação da segurança privada que atuará nas escolas e creches do município”, segundo o órgão.

“O recesso de professores e alunos terá duração de uma semana, tempo necessário para organizar legalmente a contratação da segurança privada que atuará nas escolas e creches do município. Este período também será necessário para trabalhar na viabilização das demais medidas anunciadas”, informou a prefeitura em comunicado.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.