Decadência Urbana esvazia os centros de várias cidades no mundo e não só Foripa

Uma das ruas degradas de Camden, Nova Jersey, EUA – Foto: Wikipédia

 

Leitora Rosemari Griggs manda matéria de uma série levantada pela Wikipédia – a Enciclopédia Livre, sobre o assunto que Cacau levantou semana passada sobre o centro cada vez mais vazio de Floripa para mostrar que Decadência urbana não é acusada pela falta.  de carros no primeiro mundo.

Esse fenômeno de centros esvaziados se chama decadência urbana e urbana é o processo pelo qual a área de uma cidade, ou até mesmo uma cidade inteira, cai em desuso ou decrepitude.

As causas podem ser variadas, como desindustrialização, declínio populacional, aumento do desemprego, instabilidade política e altas taxas de criminalidade, resultando numa paisagem inóspita e desoladora. Desde a década de 1970 e 1980, a deterioração urbana tem sido associada com as cidades ocidentais, especialmente da América do Norte e partes da Europa. Desde essa época, importantes mudanças estruturais nas economias globais, transportes e políticas governamentais criaram as condições econômicas, e em seguida sociais, que resultaram na decadência urbana.

A decadência é resultado de diversas condições sócio-econômicas. Uma ferrovia ou obra viária construída em má localização, o aumento da pobreza da população local, despovoamento e mudanças de empresas das áreas centrais para a periferia, suburbanização e até xenofobia podem causar a degradação de regiões inteiras.

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.