Perda auditiva: atenção e cuidados auditivos na terceira idade

Entre 55 e 65 anos, o número sobe para 25% e chega a quase 50% da população com mais de 70 anos de idade – Foto: Divulgação

Cerca de 11% dos pacientes entre 44 e 54 anos apresentam algum grau de perda auditiva. A presbiacusia é a principal causa de surdez nos países ocidentais a partir do envelhecimento do sistema auditivo. Com o tempo, as células ciliadas do ouvido interno ficam incapazes de se regenerar, o que leva à perda da audição.

Entre 55 e 65 anos, o número sobe para 25% e chega a quase 50% da população com mais de 70 anos de idade. Outras causas de perda auditiva em idosos podem ser doenças como a diabetes, a hipertensão e a artrite, que podem afetar a circulação sanguínea no ouvido. Além disso, o tabagismo e a exposição ao ruído também podem acelerar o processo de perda auditiva.

A presbiacusia, como os demais tipos de perda, pode ser dividida em três categorias:

  • Leve: é o tipo mais comum de presbiacusia. Torna-se difícil ouvir sons altos, como conversar com outras pessoas em ambientes barulhentos.
  • Moderada: afeta a audição de altas e baixas frequências. O que pode tornar difícil para você ouvir os outros, especialmente em ruídos ambientes com muito barulho.
  • Grave: podendo afetar a sua capacidade de ouvir o som de sua voz.

Tratamento

O tratamento da presbiacusia em geral se dá por meio do uso de aparelhos auditivos. Após realizar o exame de audiometria, o fonoaudiólogo irá avaliar e indicar o modelo de aparelhos que melhor se adapte ao tipo de perda auditiva e rotina diária do paciente. Com cerca de 28 milhões de brasileiros que sofrem com a perda auditiva, a ProHear desenvolve os aparelhos mais completos do mundo.

Um grande aliado que une a tecnologia ao que você realmente precisa: designs elegantes ligados a recursos avançados de comunicação, como o novo ReSound ONE que conta com o surpreendente M&RIE, inspirado na audição orgânica e fornecendo qualidade sonora mais natural. Conheça os produtos ProHear, com a opção de fazer um teste gratuito.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.