Prefeitura de Blumenau reúne equipe de governo para falar sobre medidas de segurança em escolas

Na manhã desta segunda-feira (10), o prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt e a vice-prefeita Maria Regina de Souza Soar se reuniram com parte do colegiado para discutir os próximos passos na decisão sobre as medidas de segurança na rede municipal de ensino. A prefeitura comunicou que está viabilizando, via Procuradoria Geral e Secretaria de Administração, a contratação de vigilância armada para as unidades municipais de ensino.

Prefeitura de Blumenau reúne equipe de governo para falar sobre medidas de segurança nas escolas – Foto: Prefeitura de Blumenau / Reprodução ND

O prefeito da cidade explica que o objetivo é encontrar uma solução para garantir a segurança dos alunos.  “Nosso objetivo segue o de buscar a solução mais rápida possível para aumentar a segurança em nossas unidades escolares. Por isso, resolvemos antecipar uma semana das férias escolares, justamente para que possamos dar a tranquilidade necessária para todos os pais, professores e servidores que atuam diretamente nas escolas e CEIs”.

A prefeitura comunicou que, durante a semana, novos encontros entre a equipe de governo serão realizados para alinhar a situação. Além da contratação de vigilância armada, a prefeitura ainda organiza outras medidas, como revisar os muros, cercamento, controle e acesso de pessoas em todas as escolas e Centro Educacionais que pertencem à rede municipal de ensino.

Também foi comunicado que a prefeitura segue elaborando o plano de contingência pela Secretaria de Defesa Civil e Secretaria de Educação, para a ampliação de equipes multidisciplinares, com psicólogos e assistentes sociais, além de buscar junto ao Governo de Santa Catarina a contratação de Policiais Militares aposentados da reserva para segurança armada nas unidades.

Blumenau também contará com a implantação de câmeras de segurança em todas as unidades de ensino municipais. Os equipamentos estarão em pontos específicos, integrados à Central de Controle Operacional. Também será formalizado um termo de cooperação para que a Polícia Militar também tenha acesso às imagens.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.