No penhasco, à beira-mar e de ‘cristal’: os estádios ‘diferentões’ da Copa 2034

A Arábia Saudita foi definida pela Fifa como a sede da Copa 2034, na última quarta-feira (11). O país, conhecido pela sua vida extravagante entre a elite e prédios luxuosos, promete arquitetura fora do normal para o estádios da Copa 2034.

Príncipe da Arábia Saudita, Mohammad bin Salman, é também dono do Al Hilal, será o anfitrião da Copa 2034

Príncipe da Arábia Saudita, Mohammad bin Salman, é também dono do Al Hilal, será o anfitrião da Copa 2034 – Foto: Divulgação

De acordo com o jornal The Sun, o príncipe e primeiro-ministro do país-sede do Mundial, Mohammad bin Salman, já prometeu um investimento de mais de 700 bilhões libras (R$ 5,3 bilhões) na modernização e construção de estádios da Copa 2034 e megacidades futurísticas para o evento esportivo.

Por meio do Fundo Soberano de Investimento Público, são previstos mais de 15 arenas para a competição, sendo quatro que serão reformadas e 11  que de fato serão construídas visando o Mundial de 2034.

Além das novas arenas, ainda é projetado a construção de uma nova cidade.

Considerado um dos projetos mais ambiciosos para a Copa de 2034, Neom será o novo condado construído do zero, e que deve custar em torno de £ 1 trilhão (R$ 7,55 trilhões).

A nova cidade, de clima desértico, além de contar com uma infraestrutura tecnológica, terá metade do seu território flutuando sobre o oceano.

Saiba quais são os estádios da Copa 2034 que prometem arquitetura inovadora

Dos 15 estádios construídos para o evento mundial, três deles se destacam pela modernidade e inovação na arquitetura, são eles: o estádio Neom, o estádio Príncipe Mohammed bin Salman e o estádio Roshn.

Estádio Neom

Neom ficará é um dos estádios da Copa 2024 e ficará acima de Marina, localizada em megacidade tecnológica

Neom ficará é um dos estádios da Copa 2034 e ficará acima de Marina, localizada em megacidade tecnológica – Foto: Reprodução/Federação Saudita de Futebol/ND

Considerado pelos sauditas como o “o estádio mais singular do mundo”, a nova arena será construída em cima de um cais à beira-mar, à 350 m de altura do mar.

Com capacidade para 46 mil pessoas, o estádio deve receber jogos da fase de grupos, das oitavas de final e das quartas de final da Copa 2034 e tem previsão de entrega para 2032.

Estádio Príncipe Mohammed Bin Salman

Novo estádio homenageia o atual príncipe da Arábia Saudita – Foto: Reprodução/Federação Saudita de Futebol/ND

Localizado perto da capital do país árabe, Riad, o Príncipe Mohammed bin Salman, promete ser um dos mais inovadores entre os estádios da Copa 2034. Ele foi projetado para ser construído no topo de um penhasco de 200 metros de altura.

Com infraestrutura tecnológica, a nova arena terá arquibancadas em três lados do estádio e contará com uma enorme parede de LED retrátil.

Estádio Roshn

Visando o Mundial de 2034, Estádio Roshn chama a atenção pelo teto arquitetônico similar a de um vulcão – Foto: Reprodução/Federação Saudita de Futebol/ND

Uma das mais chamativas arenas que serão construídas, o Roshn é outro entre os estádios da Copa 2034 que terá um design diferenciado que remete a fragmentos  de estruturas semelhantes a cristais projetados no teto da arena e que brilharão à noite.

Roshn ficará no sudoeste de Riade, na Arábia Saudita, e receberá os confrontos das fases de grupos e das oitavas de final. O estádio terá capacidade para 46 mil pessoas.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.