Trabalhadores do Porto de Itajaí invadem reunião sobre federalização em protesto; ‘até a morte’

Na manhã desta sexta-feira (13), a sede da Superintendência do Porto de Itajaí foi invadida por trabalhadores portuários. O motivo seria a presença de uma comitiva de Santos e do secretário nacional dos Portos visando falar sobre a federalização do terminal portuário.

Conforme o presidente da Intersindical Laboral do Porto de Itajaí, Ernando Correio Jr., os trabalhadores teriam invadido a reunião, na qual o prefeito eleito Robison Coelho também estava presente.

Trabalhadores invadem SPI e protestam contra federalização – Foto: Divulgação

“Lamentamos que foi enfiado de goela abaixo a decisão de federalizar. Invadimos a reunião e deixamos claro para o secretário de Portos e a autoridade portuária de Santos que estavam presentes que, se não houver a revogação da decisão, estamos decididos a ir até a morte”, afirma Correio Jr.

Veja vídeo que mostra invasão ao Porto de Itajaí


Trabalhadores portuários invadem reunião sobre federalização em protesto – Vídeo: Divulgação

Representante dos sindicalistas se reunirá em Brasília com secretário dos Portos na próxima semana

Segundo o superintendente do Porto de Itajaí, Fábio da Veiga, a reunião pela manhã recebeu uma comitiva de técnicos de Brasília e de Santos, juntamente com o secretário nacional de Portos, Alex Sandro de Ávila.

O assunto era a federalização do terminal portuário, proposta que seria apresentada nesta terça-feira (10) para Lula, mas foi adiada em função do estado de saúde do presidente, que passou por uma cirurgia na cabeça.

“Como os trabalhadores portuários estavam querendo falar com ele, souberam que o secretário estava lá e foram umas 30 pessoas, mas o secretário conversou com o representante dos sindicalistas”, explicou Fábio.

Após a esta conversa, conforme o superintendente do Porto De Itajaí, ficou designada uma reunião na próxima terça-feira (17), em Brasília.

“No mais, houve uma conversa um pouco áspera, mas sem nenhum grande incidente”, concluiu.

Confira vídeo

Trabalhadores protestam contra federalização do porto – Vídeo: Divulgação

Adicionar aos favoritos o Link permanente.