Onde e como os pássaros descansam quando voam sobre o oceano?

Todos os anos, bilhões de pássaros migram para áreas com climas mais favoráveis. Eles viajam milhares de quilômetros, e com isso, surge a dúvida de onde e como os pássaros descansam ao voarem sobre o oceano, se não há lugar de pouso.

Onde e como os pássaros descansam quando voam sobre o oceano?

Pesquisas revelam comportamentos intrigantes das aves migratórias e como os pássaros descansam durante a viagem – Foto: Nat Geo Image Collection/ND

Onde e como os pássaros descansam ao voarem sobre o oceano?

Pesquisas revelam comportamentos intrigantes das aves migratórias ao voarem sobre o oceano.

Conforme um estudo em 2021, que acompanhou cinco espécies de aves, incluindo o falcão-peregrino e a águia-pescadora, mostrou que elas dependem de condições de vento consistentes para decolar e pairar, economizando energia em longas jornadas.

Cientistas descobriram que aves ajustam suas trajetórias para aproveitar as condições de vento favoráveis sobre o oceano, facilitando voos de centenas de quilômetros sem paradas.

Há cerca de duas mil espécies de aves migratórias no mundo, o que representa 20% da população global. Além disso, foi descoberto que muitas aves utilizam navios como pontos de descanso durante suas migrações.

Os pássaros dormem durante o voo?

Pesquisadores do Instituto Max Planck de Ornitologia descobriram que algumas aves marinhas, como as fragatas, conseguem dormir durante o voo migratório.

Onde e como os pássaros descansam quando voam sobre o oceano?

Entenda como os pássaros descansam em cima do oceano – Foto: Wikimedia Commons/Mundo Estranho

O estudo revela que alguns pássaros voam por dias, semanas ou até meses sem parar, necessitando de estratégias para atender às suas necessidades diárias de sono.

Um dos mecanismos observados é a desativação de metade do cérebro, similar ao comportamento de patos-selvagens que mantêm um olho aberto para possíveis ameaças.

Assim, essas aves conseguem evitar colisões e manter o controle aerodinâmico. Essa descoberta também sugere que, durante o voo, as fragatas alternam entre o sono de ondas lentas e o sono REM.

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.