Saiba motivo de avião da FAB sobrevoar Chapecó: ‘Problema antigo’

O Aeroporto de Chapecó, principal porta de entrada aérea do Oeste de Santa Catarina, recebeu uma nova tecnologia para lidar com condições climáticas adversas. O trabalho foi realizado na sexta-feira (13) por um avião da FAB (Força Aérea Brasileira) e chamou atenção dos moradores da cidade.

Um avião da FAB atuou na ação.

O aeroporto de Chapecó recebeu uma ferramenta para aumentar a segurança nos voos em dias de neblina. Um avião da FAB atuou na ação. – Foto: VoeXap/ND

Segundo comunicado da empresa que administra o aeroporto, a VoeXap, o objetivo é que o local esteja mais qualificado para receber voos sob condições de baixa visibilidade.

A mudança foi possível graças ao resultado de 100% de aproveitamento da avaliação realizada pelo Grupo Especial de Inspeção em Voo, que autorizou a homologação do Papi (do inglês, Precision Approach Path Indicator) na cabeceira 29 do Aeroporto.

Com a homologação do Papi também na cabeceira 29, o equipamento, que já operava na cabeceira 11, passou a oferecer auxílio visual em ambas as extremidades da pista.

O Aeroporto de Chapecó é a principal porta de entrada aérea do Oeste de Santa Catarina. – Foto: VoeXap/ND

De acordo com Filipe Gomes, gerente do Aeroporto de Chapecó, o Papi tem grande potencial para minimizar os cancelamentos. “Isso aumenta as chances de pousos bem-sucedidos e diminui os transtornos para passageiros e companhias aéreas”, afirmou.

Além do Papi, o aeroporto também conta com o sistema IFR (Regras de Voo por Instrumentos) em operação desde o ano passado, como destacou Alexander Cerqueira, Diretor de Aeroportos da Socicam.

“A integração entre o IFR e o Papi eleva a eficiência operacional e a segurança, fatores essenciais para atender à crescente demanda do aeroporto”, disse Cerqueira.

O que é o Papi e como ele funciona?

O Papi, ou Indicador de Percurso de Aproximação de Precisão, é um equipamento que permite que o piloto saiba se a descida está correta até a pista – ou se está mais alto ou mais baixo do que a posição ideal.

Esse sistema é composto por quatro caixas que produzem feixes de luz com variações de vermelha a branca. Elas permitem que o piloto identifique o posicionamento da aeronave no momento do pouso:

  •  2 vermelhas e 2 brancas: o piloto está no ângulo de descida ideal;
  • 3 ou 4 brancas: ângulo de descida alto;
  • 3 ou 4 luzes vermelhas: está aproximando muito baixo.

Essa tecnologia é crucial em situações de baixa visibilidade, como neblina, ajudando a reduzir os riscos e melhorar a eficiência nas operações.

Essa tecnologia é crucial em situações de baixa visibilidade, como neblina, ajudando a reduzir os riscos e melhorar a eficiência nas operações. – Foto: VoeXap/ND

Uso do avião da FAB

Um avião da FAB (Força Aérea Brasileira) sobrevoou Chapecó nesta sexta. O portal FlightRadar mostrou a aeronave IU-50 sobrevoando a cidade, o que chamou a atenção dos moradores da região.

A aeronave IU-50 pertence ao esquadrão Geiv (Grupo Especial de Inspeção em Voo) e tem o objetivo de inspecionar todos os aeroportos brasileiros para garantir a segurança dos passageiros.

A equipe confere se todos os equipamentos estão funcionando corretamente e afere a eficácia dos sistemas, equipamentos e procedimentos.

Avião da FAB sobrevoou Chapecó nesta sexta-feira (13) – Foto: avião fab (2)

O Aeroporto de Chapecó

O aeroporto de Chapecó recebeu investimentos de R$ 40 milhões nas obras de ampliação e modernização, triplicando a capacidade de atendimento de 500 mil para 1,5 milhão de passageiros/ano.

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