Prefeito de Blumenau faz reunião com líderes sindicais e aborda situação da Coteminas

O prefeito Mário Hildebrandt (Podemos) esteve reunido na manhã da quarta-feira (3) com a diretoria do Sintrafite (Sindicato dos Trabalhadores Têxteis de Blumenau, Gaspar e Indaial). O tema central do encontro foi a situação da Coteminas, empresa têxtil com sede em Blumenau, no Vale do Itajaí.

Prefeito se reúne com líderes sindicais para discutir situação da empresa Coteminas – Foto: Divulgação/Prefeitura de Blumenau/Reprodução/ND

A empresa notabilizou-se nesta semana por anunciar uma parceria com a Shein, gigante chinesa da indústria da moda. O intuito do negócio é nacionalizar a produção da Shein, integrando o plano de expansão da empresa asiática na América Latina e Santa Catarina seria beneficiada.

Porém, de acordo com lideranças do Sintrafite, a Coteminas está passando por dificuldade financeira, com registros recentes de atrasos salariais. Inclusive, houve um protesto de trabalhadores na porta da empresa em fevereiro para cobrar a regularização dos pagamentos.

“Temos acompanhado o desafio que a empresa vem enfrentando e isso nos preocupa bastante. Pela história da Coteminas com Blumenau e, principalmente, por todas as famílias que tem lá sua fonte de renda e sustento e correm o risco de perder seus empregos”, disse o prefeito Mário Hildebrandt, após a reunião com os líderes sindicais.

No encontro, realizado no gabinete do prefeito, estiveram presentes o presidente do Sintrafite, Carlos Alexandre Maske, a secretária-geral Vivian Kreutzfeld, a tesoureira Cleusa Cestari e o advogado Osmar Packer.

A filial da Coteminas em Blumenau, situada no bairro Garcia, conta atualmente com cerca de 1,3 mil funcionários. O prefeito se colocou à disposição para mobilizar agendas junto aos governos Estadual e Federal, buscando apoio para que a empresa permaneça na cidade e, principalmente, que garanta a manutenção dos empregos.

“O que deixamos claro na reunião de hoje é que o Município está à disposição, dentro do que nos compete a legislação, para auxiliar e vencermos a questão”, finalizou o prefeito.

Saiba mais sobre a história da Coteminas em Blumenau

A história da Coteminas em Blumenau remonta à antiga Empresa Industrial Garcia, fundada no ano de 1868, segundo o historiador Adalberto Day. Responsável pelo desenvolvimento do bairro Garcia, a empresa têxtil se consolidou no cenário industrial nacional.

Complexo industrial da antiga Artex, em 1971 – Foto: Arquivo Histórico José Ferreira da Silva/Arquivo/Divulgação/ND

A Artex foi fundada no dia 23 de maio de 1936 e incorporou na década de 1970 as operações da Empresa Industrial Garcia. Em seguida, a empresa  tornou-se referência no segmento de cama, mesa e banho.

O Grupo Artex esteve na vanguarda da indústria têxtil catarinense, da qual Blumenau era cidade pólo. Há mais de 20 anos, a Artex foi incorporado ao grupo mineiro Coteminas, responsável pela operação da fábrica até os dias atuais.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.