Em reta final de preparação, JEC mira o título da Copa Mundo do Futsal Sub-21

A contagem regressiva já começou para o time Sub-21 do JEC Futsal. Em menos de duas semanas, a bola pesada vai rolar para a disputa da Copa Mundo do Futsal e, depois de bater na trave e ficar com o vice em 2022, o time quer subir o último degrau e soltar o grito de campeão.

Time Sub-21 do JEC Futsal faz os ajustes finais para a Copa Mundo, que acontece em Paranaguá – Foto: Drika Evarini/ND

Com um elenco bem reformulado em relação aquele que participou da campanha na última temporada, o time terá cerca de 50% de jogadores “novos” na competição. Um deles é o fixo e capitão Felipe Patu, que é natural do Rio Grande do Norte, mas chegou de Dracena no segundo semestre do ano passado para realizar o sonho de vestir a camisa tricolor.

“Eu tive a oportunidade de vestir essa camisa. Eu mataria qualquer leão para estar aqui. Vestir essa camisa é um prazer enorme para mim”, fala. Estreando na competição com o JEC Futsal, o fixo que já tem um hat-trick na temporada ressalta que o objetivo é ajudar a equipe, seja marcando, seja com gols.

“O meu objetivo é ajudar a equipe seja marcando, atacando, é de qualquer forma. Só quero ajudar, meu objetivo é isso, ser artilheiro é consequência, se vier também eu agradeço, mas eu quero ajudar de qualquer forma. Ano passado, infelizmente, os meninos que estavam jogando perderam a final. É um campeonato muito difícil, de muita visibilidade e que todo mundo quer ser campeão. E vamos porque temos time para sermos campeões”, salienta.

Felipe Patu chegou ao JEC Futsal no segundo semestre do ano passado – Foto: Jonathan Rocha/NDTV

Quem fez parte da campanha no ano passado foi o pivô Arthur que, nesta temporada, resolveu mudar o visual para tentar mudar também o resultado dentro de quadra.

“Esse ano eu quis mudar, fazer uma coisa diferente, lancei o nevou e esse ano vai ser só assim. Estamos treinando para dar o nosso melhor, para fazer uma boa campanha na competição. Vamos em busca do título. Ano passado faltou pouco, mas esse ano temos esperança de sermos campeões”, diz.

O JEC está no grupo B, ao lado do Atlas, da Colômbia; Hakoah, da Austrália; Olímpia, do Paraguai; e Pinocho, da Argentina. Para o técnico Herick Pereira, o grupo é “perigoso”, mas o time entra como protagonista para buscar o título.

Arthur fez parte da campanha vice-campeã em 2022 – Foto: Jonathan Rocha/NDTV

“Sabemos que existe uma tendência muito grande de equipes como Palma, Barcelona, o próprio Magnus de estarem nas finais, assim como nós assumimos um protagonismo devido ao que construímos ano passado. É uma primeira fase muito perigosa porque são equipes que fizeram embates nos seus respectivos países e conquistaram essa vaga. Temos que estar atentos a tudo e em uma competição como essa não dá para olhar lá na frente, temos que ir passo a passo, jogo a jogo e fazendo o que estamos fazendo há muito tempo”, ressalta.

O elenco tricolor é jovem e formado por jogadores de 18 e 19 anos em maioria. Além disso, 50% do grupo chegou ao time neste ano, marcando uma grande renovação.

“É um trabalho que está iniciando, mas sabemos o que construímos todos os dias e justamente o que fazemos todos os dias aqui nos respalda e nos dá essa convicção de que vamos entrar para brigar, para fazer o melhor, honrar essa camisa como sempre. Não conseguimos cravar qual vai ser o resultado, mas que nós vamos deixar tudo dentro de quadra como sempre fizemos, isso a torcida pode ter certeza”, garante.

Supervisor das categorias de base do JEC Futsal, Richard Nascimento salienta a renovação do time, mas reforça também que o foco precisa ser o mesmo, o de chegar sendo uma equipe competitiva.

“São poucos remanescentes da última competição que conseguimos o vice-campeonato. É uma competição nova, mas o foco tem que ser o mesmo das outras competições, o de chegar às finais. Temos que passar para esses atletas que eles estão em uma grande equipe e que tem que buscar o mesmo objetivo do ano passado, chegar e ser competitivo para que o time consiga atingir os nossos ideais”, finaliza.

A Copa Mundo do Futsal acontece entre os dias 16 e 23 de maio em Paranaguá, no Paraná.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.