Queda de placas de concreto, apagões e insegurança: pontes de Florianópolis passam por vistoria

O MPSC (Ministéiro Público de Santa Catarina) vistoriou as pontes Colombo Salles, Pedro Ivo Campos e Hercílio Luz, em Florianópolis, na manhã desta quinta-feira (4).

Pontes Pedro Ivo Campos e Colombo Salles com carros passando

Pontes Pedro Ivo Campos e Colombo Salles, em Florianópolis – Foto: Julio Cavalheiro/Divulgação/Secom/ND

Segundo o promotor Daniel Paladino, os problemas variam desde queda de placas de concreto ao mar, apagões causados pelo furto de fiação e problemas estrutuais.

“Na passarela da Pedro Ivo, uma passarela recém reformada que já apresenta uma série de problemas, gerando insegurança para pedestres e ciclistas. Além disso temos um diagóstico parcial, preliminar de problemas nas pilastras da ponte Colombo Salles e também da Pedro Ivo”, detalhou o promotor.

Paladino afirma que foi recomendado à SIE (Secretaria de Estado da Infraestrutura) a instalação de guaritas nas cabeceiras das pontes, com segurança presencial permanente. A secretaria também foi oficiada para de apresentar explicações sobre as providências tomadas após a queda da placa de concreto.

Participaram representantes da SIE, da Secretaria da Infraestrutura do Município, do Conseg (Conselho de Segurança de Florianópolis), da Polícia Militar, da Polícia Civil e da Guarda Municipal de Florianópolis.

Um reunião com todos os interessados, incluindo órgãos governamentais e da sociedade civil, foi marcada para a próxima semana para resolver esses problemas.

Paladino, porém, ressaltou que houve progressos nesta quinta, já que a prefeitura se comprometeu com a iluminação das pontes.

“Tivemos um grande alento hoje ao saber que o Município vai assumir a partir de hoje a parte da iluminação pública das três pontes, que têm sido alvo recorrente de criminosos, causando esses grandes apagões. Mas acreditamos que na reunião da semana que vem possamos resolver, se não de todos, mas grnade parte dos problemasq ue tem afligido essas três pontes da Capital”, completa.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.