VÍDEO: Clínica de estética de luxo é interditada após flagrantes em Florianópolis

A Hof Clinic, de Anderson Silva, famosa clínica de estética com matriz na Beira-mar Norte, em Florianópolis, foi fechada pelo Procon da cidade nesta quinta-feira (4). O local é acusado de uma série de irregularidades, e teve produtos adulterados apreendidos após “inúmeras reclamações de clientes que se sentiram lesados”, destaca o órgão.

A primeira denúncia, recebida pela Vigilância Sanitária do Município, foi sobre adulteração de seringas de aplicação para procedimento de harmonização facial. O órgão fez então uma primeira ação no local, em abril, notificou o espaço e descobriu produtos que pareciam adulterados, mas ainda sem comprovação.

Local foi interditado na manhã desta quinta-feira pelo Procon de Florianópolis – Foto: Reprodução/Google Street View/ND

Uma segunda visita foi feita pelos fiscais já em 19 de abril, quando os profissionais da Vigilância foram hostilizados e quase impedidos de entrar no local. Na ocasião foram apreendidos os mesmos produtos encontrados na primeira visita, escondidos nos fundos da clínica dentro de sacos de lixo.

Segundo a Vigilância foram 43 caixas apreendidas com produtos adulterados. Dentre elas, 36 caixas com duas seringas cada e sete caixas com uma seringa, além de 20 medicamentos manipulados.

As práticas irregulares, segundo o órgão, funcionava da seguinte maneira: a clínica comprava um produto considerado de alto luxo para realizar harmonização facial, mas preenchia as seringas com outro produto, de má qualidade, e cobrava como se estivesse aplicando o produto original.

Além desta irregularidade, os fiscais apreenderam 20 caixas de medicamentos manipulados. De acordo com a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), cada medicamento manipulado é individual e deve ser prescrito para uma pessoa específica, conforme avaliação, e não deve ser usado de maneira genérica como era feito na clínica.

Outro ponto descoberto pelos fiscais é que o local não possui alvará sanitário ativo para funcionamento e tinha produtos vencidos que continuavam sendo vendidos.

A última irregularidade citada é de que o local fazia descarte irregular de materiais, como seringas. A prática pode ser considerada até mesmo crime ambiental.

Segundo o diretor do Procon de Florianópolis, Alexandre Farias Luz, caso o local seja reaberto a multa será de R$ 50 mil, por descumprimento da medida cautelar. No entanto, caso seja mantida a constatação das irregularidades na clínica após todos os trâmites junto aos órgãos municipais, o valor da multa pode chegar a R$ 11 milhões, ainda dependendo do faturamento do estabelecimento.


Local foi interditado na manhã desta quinta-feira – Vídeo: Daniela Ceccon/NTDV

A Hof Clinic expõe em seu site o nome do “Dr. Anderson Silva”, que na verdade é dentista. O local possui outras unidades em Balneário Camboriú, na Barra da Tijuca (RJ), Belo Horizonte (MG) e Taubaté (SP).

O portal ND+ buscou a Hof Clinic para manifestação sobre o fechamento, no entanto não obteve resposta. Equipe do programa Balanço Geral Florianópolis, da NTDV, esteve no local acompanhando a ação da prefeitura e também buscou posicionamento, mas não foi atendida. O espaço para manifestação está aberto.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.