Celesc e empresas de telefonia retiram 1,2 tonelada de fios de postes de Florianópolis

Uma ação conjunta entre a Celesc e empresas de telefonia, na última quarta-feira (13/11), retirou mais de 1.200 kg de fios obsoletos e irregulares. A operação abrangeu 30 postes na região central de Florianópolis, especificamente nas ruas Altamiro Guimarães, Germano Wendhausen, Maestro Tullo Cavallazzi e travessa Stodieck. No total, as equipes percorreram 822 metros de vias, assegurando mais segurança e organização nos espaços públicos.

Essa iniciativa faz parte do Protocolo de Cooperação Técnica (PCT), que a Celesc, a Prefeitura de Florianópolis e as empresas de telecomunicações firmaram em 4 de julho. Desde então, técnicos da Celesc, em parceria com funcionários das 14 empresas participantes, executam operações semanais. Além disso, a prefeitura apoia com caminhões e equipes para remover os cabos, enquanto a Guarda Municipal organiza o trânsito durante os trabalhos.

Ao todo, 11 operações semelhantes já removeram mais de 8 toneladas de fios obsoletos ou irregulares. Assim, essa ação contínua busca regularizar e limpar a rede compartilhada, eliminando fios clandestinos, fora dos padrões técnicos ou desativados. Em casos mais críticos, os técnicos realizam a retirada dos cabos para garantir a segurança pública e melhorar a qualidade do serviço.

Frequentemente, empresas de telecomunicação que não possuem contrato com a Celesc ou que realizam instalações sem autorização acumulam fios nos postes. Essas práticas aumentam a poluição visual e impactam negativamente a tarifa de energia, uma vez que a Celesc destina 60% da receita do aluguel dos postes para reduzir as tarifas dos consumidores.

A comunidade também pode reportar situações de risco, como cabos rompidos ou baixos, pelo telefone 0800 048 0196.

O conteúdo Celesc e empresas de telefonia retiram 1,2 tonelada de fios de postes de Florianópolis aparece primeiro em Correio SC.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.