Gaspar aplica fumacê em dois bairros após aumento nos casos de dengue; veja quais

Nesta terça-feira (9), dois bairros de Gaspar, no Vale do Itajaí, recebem a visita do fumacê para combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti. Até a última quinta-feira (5), a cidade estava com 16 casos confirmados da doença e outros 72 em investigação.

Gaspar enfrenta aumento nos casos de dengue e aplica fumacê nesta segunda-feira (9) – Foto: Prefeitura de Gaspar/Divulgação/ND

No início desta manhã, o fumacê esteve no bairro Bela Vista e percorreu as ruas Ângela Maria Hostert, Imbuia, Helena Kaufmann, Vila Nova, Ipê e Araçá. No final da tarde, a partir das 18h, a ação ocorre no bairro Sete de Setembro, percorrendo as ruas Navegantes, Angelina Muller, 7 de Setembro e Monte Castelo.

Os locais foram escolhidos por serem considerados pontos infestados e com confirmação de pacientes positivos. A orientação da Secretaria de Saúde de Gaspar é que a população mantenha as portas e janelas das casas abertas para que o fumacê tenha maior eficiência para eliminar o mosquito.

Além disso, é necessário que os animais domésticos sejam abrigados dentro de casa para evitar possíveis acidentes em via pública. De acordo com a prefeitura de Gaspar, a pulverização do inseticida não traz prejuízo à população e está de acordo com as recomendações do Ministério da Saúde.

Números da dengue em Gaspar

No levantamento mais recente, divulgado pela prefeitura de Gaspar na última quinta-feira (5), a cidade contabilizava 16 casos positivos de dengue e outros 72 em investigação. Os números preocupam devido a um aumento considerável na comparação com o ano passado.

Na comparação com 2022 até o mês de maio, foram encontrados 267 focos da doença na cidade, enquanto nos primeiros meses de 2023 este número já saltou para 427, representando um aumento de cerca de 60% no período.

Ao todo, seis bairros de Gaspar são considerados como infestados pela dengue. Entre eles, estão o Centro, Bela Vista, Coloninha, Santa Terezinha, Sete de Setembro e Margem Esquerda.

“O aumento no número de focos de dengue é um alerta para que todos estejam atentos e contribuam para a prevenção da doença. A colaboração da população é fundamental para que sejam adotadas medidas efetivas de prevenção e combate à proliferação do mosquito, garantindo assim a saúde e bem-estar de todos”, pontua o secretário municipal de saúde de Gaspar, Francisco Junior Hostins.

Saiba como prevenir a dengue

Principalmente nos períodos de calor e chuvas intensas, é importante que a população fique atenta e tome medidas para evitar a proliferação do mosquito causador da dengue. A doença pode ser fatal em casos graves.

Entre as ações de prevenção está evitar manter água parada e acumulada em recipientes como pneus, garrafas, pratos de vasos de plantas e outros objetos que possam servir de criadouro para o mosquito.

Os principais sintomas da dengue são febre alta, dores musculares, cansaço, dor de cabeça, dor ao movimentar os olhos, falta de apetite e manchas vermelhas na pele. Em caso de suspeita da doença, recomenda-se evitar a automedicação, beber muito líquido e procurar atendimento médico.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.