Avanço do 5G em Itajaí depende de projeto travado na Câmara de Vereadores

Um projeto de lei que deve ir à discussão ainda esta semana na Câmara de Vereadores é a esperança para iniciar o avanço do sinal 5G em Itajaí, Litoral Norte de Santa Catarina. A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) anunciou que o sinal chegou à região, e agora depende uma adequação dos equipamentos.

Avanço do 5G em Itajaí depende de projeto travado na Câmara de Vereadores – Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil/ND

É sobre isso que o projeto 130/2022 trata. Como o 5G precisa de antenas diferentes, é preciso que as operadoras de telefonia façam a adequação dos equipamentos.

O projeto foi apresentado em outubro de 2022, pelo Executivo. Só nesta terça (9) e quinta-feira (11) é que o texto vai ser discutido pelo Legislativo, sete meses após a apresentação na Câmara. Em março, o texto recebeu parecer favorável das comissões de Legislação, Justiça e Redação Final e a de Finanças e Orçamento.

O secretário de Tecnologia de Itajaí, Murilo Sodré, explica que as antenas do 5G são diferentes das usadas para o 4G. A 5G, afirma Sodré, usa uma tecnologia mais moderna e antenas menores, que não estavam previstas na legislação, por isso a mudança.

Se aprovado, o projeto vai permitir que as operadoras instalem os novos equipamentos em Itajaí, podendo fornecer aos usuários internet mais rápida via 5G. “Nós teremos uma velocidade 10 vezes maior do que com que o 4G, então o resultado disso é que ela é mais rápida, instantânea, e vai beneficiar diversos serviços. Nós somos uma cidade que estamos em vias de lançar o nosso centro regional de inovação e o 5G é um potencial de desenvolvimento de novas tecnologias que vai atrair muitas empresas interessar em desenvolver aqui a tecnologia”, afirma Sodré.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.