Figueirense sai do G-8 após 3 meses; os retornos importantes do Furacão para decisão na Série C

O Figueirense está oficialmente fora do G-8 da Série C. Com a vitória do Ypiranga diante do Ferroviário na noite da última quarta-feira (17), o Furacão deixou o grupo de classificação após três meses e onze rodadas. Dessa forma, o jogo contra o Tombense ganha ares de decisão para o alvinegro.

Atacante Guilherme Pato comemora gol com Alisson, ambos devem retornar à titularidade no time do Figueirense

Atacante Guilherme Pato comemora gol com Alisson, ambos devem retornar à titularidade no time do Figueirense – Foto: Patrick Floriani/FFC/ND

O Furacão do Estreito praticamente define as chances de classificação para a próxima fase nas duas rodadas que terá em sequência, com confrontos diretos diante de Tombense, fora de casa, e de Londrina, no estádio Orlando Scarpelli.

Evolução do Figueirense, rodada a rodada na classificação da Série C. Última vez que a equipe saiu do G-8 foi na segunda rodada, após empate com o Sampaio Corrêa. – Foto: Reprodução/CBF

Retornos importantes no Figueirense para decisão na Série C

Apesar do panorama negativo de ter saído do G-8 da competição às vésperas da partida decisiva diante do Tombense, o técnico João Burse terá retornos importantes e novas alternativas para escalar o time.

Guilherme Pato, retorna de suspensão, e Alisson, recuperado de lesão, devem voltar ao time titular do Figueirense.

Guilherme Pato foi um dos destaques do Figueira no Estadual e manteve o bom desempenho na Série C – Foto: Patrick Floriani/FFC/ND

Uma das possibilidades do comandante alvinegro, é utilizar o trio de atacantes responsáveis por 16 gols marcados pela equipe na temporada. Guilherme Pato, Alisson e Jeffinho surgem como opção de uma equipe mais ofensiva para o duelo. A título de comparação, o restante do elenco somado, marcou em 13 oportunidades.

O experiente meia Camilo, que iniciou o duelo diante do Náutico no banco de reservas, disputa vaga para assumir a titularidade na armação da equipe com Henrique Rodrigues.

Léo Baiano, Gledson e Jhonny Douglas disputam duas vagas para iniciar a partida, complementando o meio de campo.

Matemática do Furacão na Série C

Desde que a Série C começou a ser disputada com 20 times, com todos se enfrentando na primeira fase, o 8º colocado (último time a passar para as fases finais) se classificou com 29 pontos.

Em 2022, Aparecidense, e em 2023, São Bernardo repetiram a pontuação e avançaram no campeonato.

Difícil, mas não impossível. Figueirense precisa fazer valer o fator Orlando Scarpelli e ‘beliscar’ pontos fora de casa para avançar na Série C- Foto: divulgação/FFC/ND

Atualmente o Furacão é o 9º colocado na divisão com 18 pontos conquistados em 13 jogos. Para alcançar o ‘número mágico’ o Alvinegro precisa de pelo menos mais 11 pontos dos 18 que a equipe tem em disputa.

A campanha até aqui, revela um aproveitamento de 46%, distante dos 61% que a equipe tem de alcançar para chegar aos 29 conquistados.

De acordo com o portal Chance de Gol, especialista em estatísticas, a equipe catarinense tem 24,6% de probabilidades de avançar à segunda fase.

Agenda do Furacão

14ª rodada

Sábado – 20/7 – 19h30:  Tombense x Figueirense

15ª rodada

Domingo – 27/7 – 17h: Figueirense x Remo

16ª rodada

A definir: Botafogo-PB x Figueirense

17ª rodada

A definir: Figueirense x Londrina

18ª rodada

A definir: Figueirense x São José

19ª rodada

A definir: Volta Redonda x Figueirense

Standings provided by Sofascore

 

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.