Vitiligo: o que é a doença do filho de Kim Kardashian que pode afetar a autoestima

A empresária Kim Kardashian revelou recentemente que um de seus filhos com o rapper Kanye West foi diagnosticado com vitiligo. A doença causa a descoloração gradual da pele e pode afetar a autoestima.

Kim Kardashian e os filhos, um deles foi diagnosticado com vitiligo - foto mostra uma mulher negra de cabelos pretos em pé usando vestido prateado, ao lado de crianças, dois meninos com casacos e calças pretas e uma menina com roupa prateada também, todos em pé

Kim Kardashian e os quatro filhos – Foto: Instagram @kimkardashian/Reprodução/ND

Kim é mãe dos meninos Saint, de 8 anos, e Psalm, de 5; além de duas meninas, North West, de 11 anos, e Chicago, de 6 – todos do antigo relacionamento com Kanye. Kardashian não revelou qual das crianças possui a doença.

O que é vitiligo

A doença é caracterizada pela perda da coloração da pele, provocando a formação de lesões que surgem pela diminuição ou falta dos melanócitos – as células responsáveis pela formação da melanina.

  • A melanina é o pigmento natural que dá cor à pele e a falta dela causa as ‘manchas’ em partes do corpo de indivíduos com vitiligo.

Segundo a SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia), as causas da doença “ainda não estão claramente estabelecidas”, no entanto, “fenômenos autoimunes” parecem estar associados à doença, aponta a entidade.

Fotomontagem com três imagens, todas de braços e mãos com vitiligo

Manchas começam a surgir pelas extremidades do corpo – Foto: Unsplash/Reprodução/ND

Ainda conforme a SBD, traumas ou alterações emocionais podem estar associados aos fatores que desencadeiam ou pioram o quadro de vitiligo, mas a doença não é contagiosa.

Sinais e sintomas

Em geral, o vitiligo não apresenta sintomas, mas pacientes já relataram ter aumento na sensibilidade em áreas afetadas pela despigmentação. O principal sinal da doença é o surgimento das manchas.

Especialistas alertam que a maior preocupação é o fator emocional, já que alguns pacientes apresentam problemas de autoestima e sintomas depressivos, causados pelo isolamento.

Cerca de 30% dos casos de pacientes com vitiligo são de pessoas com histórico da doença na família.

Mão com vitiligo em frente a fundo preto

Pacientes podem apresentar dificuldades de socialização por conta do preconceito, dizem médicos – Foto: Unsplash/Reprodução/ND

Existem dois tipos de vitiligo:

Segmentar ou Unilateral: surge em apenas uma parte do corpo, em geral quando o paciente ainda é jovem. Nesse caso, pelos e cabelos também podem perder a pigmentação.

Não segmentar ou bilateral: considerado o mais comum, surge em ambos os lados do corpo e inicia pelas extremidades, como pés, mãos, boca e nariz. As manchas aparecem em ciclos e costumam aumentar ao longo do tempo.

O tratamento varia conforme o caso de cada paciente e pode incluir o uso de medicamentos para induzir a repigmentação da pele, além de lasers e até transplante de melanócitos.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.