Apagão cibernético: após caos mundial, empresas dizem já ter corrigido falhas

O apagão cibernético global atingiu serviços ao redor do mundo. No Brasil, o evento ocorrido no início desta sexta-feira (19) impactou parcialmente os sistemas de check-in de algumas companhias aéreas nos aeroportos do país. Apesar disso, o Ministério de Portos e Aeroportos informou que o controle de tráfego aéreo no Brasil não foi afetado.

Apagão cibernético afetou os sistemas de check-ins, mas não atingiu tráfego aéreo

Ministério dos Portos e Aeroportos afirmou que controle de tráfego aéreo não foi afetado pelo apagão cibernético – Foto: X/Reprodução/ND

A interrupção foi atribuída a uma atualização nos sistemas da empresa de segurança cibernética CrowdStrike, que impactou a Microsoft. A falha se refletiu, além das companhias aéreas, em bancos e empresas de vários setores no mundo todo.

Apagão global afetou apenas os sistemas de check-in, diz ministro dos Portos e Aeroportos

Apagão impactou os sistemas de check-ins de algumas companhias aéreas – Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil/Reprodução/ND

Mais cedo, o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, divulgou pelo X (antigo Twitter) que segue no monitoramento do quadro ao lado da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil).

“Isto tem provocado alguns atrasos pontuais em voos, mas sem impactos na operação de pousos e decolagens até o momento no Brasil”, afirmou o ministério em nota.

Empresas afirmam que corrigiram falhas do apagão cibernético, mas problemas residuais podem continuar

A Microsoft e a CrowdStrike, companhias responsáveis pelo apagão cibernético global no início desta sexta-feira (19), afirmaram já ter corrigido as falhas que desencadearam o problema. Porém, alertam que pequenas falhas residuais ainda podem ocorrer.

A CrowdStrike informou que uma atualização com uma correção já foi implementada. O erro teria ocorrido “em única atualização de conteúdo para hosts do Windows”. Já a Microsoft emitiu um comunicado dizendo que a causa subjacente foi corrigida.

“No entanto, o impacto residual continua afetando alguns aplicativos e serviços do Microsoft 365”, diz a nota.

Windows ficou fora do ar nesta sexta-feira (19) e afetou diversas empresas no mundo todo

Microsoft e CrowdStricke afirmam que já corrigiram falhas, mas alertam que problemas residuais podem persistir – Foto: X/Reprodução/ND

No Brasil, clientes do Bradesco, Next e Neon tiveram dificuldades ao acessar suas contas. Já empresas aéreas, como American Airlines, KLM, Ryanair, Delta, United Airlines, entre outras, encontraram dificuldade no embarque de passageiros devido à falha no Windows.

Vídeo mostra o momento em que radares de aviões somem durante o apagão cibernético

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