Blumenau atinge 126,9 km de malha cicloviária, com aumento em relação a 2021

A projeção da Seplan é de que a malha cicloviária em Blumenau chegue a 145 km entre o fim deste ano e 2024 – Foto: Divulgação

Com uma frota superior a 280 mil veículos, Blumenau tem apostado em modais de transporte alternativos para equilibrar o trânsito. Um dado levantado pela Secretaria de Planejamento Urbano (Seplan) mostra que o município possui 126,9 km de ciclovia. Segundo os técnicos, há um acréscimo de 9 km em relação a 2021, o que representa aumento de 7%.

O secretário da pasta, Éder Boron, explica que prepara uma cidade para a população usufruir no futuro. “Apostar em meios de transporte alternativo é um dos caminhos. Porém, o grande desafio para o município continua sendo criar as conexões da faixa destinada aos ciclistas entre um bairro e outro. Mas, aos poucos, temos conseguido avançar, ampliando a extensão da malha cicloviária. A meta para os próximos anos é dar um salto ainda maior nesta expansão”, afirma Boron.

Projeção de aumentar a malha cicloviária

O município possui 126,9 km de ciclovia. Segundo os técnicos, há um acréscimo de 9 km em relação a 2021, o que representa aumento de 7% – Foto: Divulgação

Com as obras previstas e em andamento, a projeção da Seplan é de que a malha cicloviária em Blumenau chegue a 145 km entre o fim deste ano e 2024. A pasta pretende construir quase 20 km a mais do que a quantidade atual.

Obras como a revitalização da Rua das Missões e da 2 de Setembro, que seguem em execução, vão proporcionar mais 6 km de pista exclusiva aos ciclistas. O Corredor Sul e as obras na Região Norte também vão contribuir para esse acréscimo na malha cicloviária.

Em outro ponto da cidade, na Rua Carlos Krueger no bairro Itoupava Central, a Prefeitura entregou a obra de pavimentação. É um dos exemplos de via contemplada com a ciclofaixa, interligando com ciclo existente na Rua Ricardo Georg.

O prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt, brinca que o município é um canteiro de obras não por acaso, mas que planeja um município sustentável. “Em uma cidade onde a frota de veículos ultrapassa o número de 280 mil automóveis, a gestão precisa apostar em transportes alternativos, como é o caso de ciclovias e de corredores de ônibus. É nesta frente que o município tem direcionado sua atenção”, declara Hildebrandt.

A extensão da malha cicloviária em Blumenau atualmente é de 126,9 km, enquanto a malha destinada ao transporte coletivo possui 22,9 km de corredor de ônibus. A projeção da Prefeitura para os próximos anos é de atingir 27,3 km de extensão.

Para mais informações sobre os serviços da Prefeitura de Blumenau, clique aqui para ler as notícias no site do portal ND+.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.