Mais de 7,4 mil exames de ultrassom são adquiridos para a rede pública de Blumenau

O intuito é atender os pacientes, tanto da atenção básica, quanto da atenção especializada, para dar mais agilidade aos pedidos de exames e diagnósticos – Foto: Divulgação

Para atender a demanda reprimida e futuras solicitações em tempo hábil, a Secretaria de Promoção da Saúde (Semus) adquiriu mais de 7,4 mil exames de ultrassom em diferentes segmentos. Até 17 de abril, 200 exames haviam sido agendados. Os procedimentos, principalmente os ultrassons obstétricos, estão sendo realizados das 8h às 17h, em um veículo adaptado, em frente à Policlínica Lindolf Bell, localizada na Rua 2 de Setembro, 1234.

Os atendimentos aos pacientes que aguardam pela ultrassonografia estão sendo agendados pelo Sistema Nacional de Regulação (Sisreg) e a informação da data e do horário da marcação do exame é repassada pelas equipes dos Ambulatórios Gerais da Família (AGFs) e das Estratégias Saúde da Família (ESFs) do município.

Para o prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt, a ação vai dar mais eficiência à saúde no município. Ele faz um alerta para que os moradores mantenham os cadastros atualizados. “A equipe da Secretaria de Saúde só conseguirá fazer contato com o usuário, confirmando a data e horário da realização do exame, se o cadastro estiver atualizado”, avisa Hildebrandt.

Segundo o prefeito, o intuito é atender os pacientes, tanto da atenção básica, quanto da atenção especializada, para dar mais agilidade aos pedidos de exames e diagnósticos.

O exame de ultrassom, também chamado de ultrassonografia ou ecografia, é um dos procedimentos de imagem mais usados na medicina, porque não é invasivo e permite visualizar, com detalhes, as movimentações das estruturas internas do paciente, bem como, seus órgãos e tecidos.

Bater meta

A Semus também realizou mutirões de ultrassonografia e conseguiu atender mais de 6 mil pessoas, e reduziu a fila de espera em aproximadamente 50% – Foto: Divulgação

Com esse investimento, o secretário de promoção da saúde, Marcelo Lanzarin, pretende desenvolver mais ações para conseguir atender aos usuários e garantir qualidade de vida para as pessoas.

“É muito importante lembrar que o município já possui pactuação com clínicas e profissionais, que atuam na realização desse tipo de exame, mas, como o objetivo é zerar as pendências por ultrassom desde setembro do ano passado, contratamos esse serviço pontual para nos auxiliar a bater essa meta em um prazo de oito meses, de abril a dezembro de 2023”, afirma Lanzarin.

Em outros anos, a Semus também realizou mutirões de ultrassonografia e conseguiu atender mais de 6 mil pessoas, e reduziu a fila de espera em aproximadamente 50%.

Faltas

Se os moradores não puderem comparecer ao exame, a equipe da Semus pede que desmarquem os horários com antecedência e deem a oportunidade para outro paciente realizar o procedimento. Desde o início da ação, em abril, 37 pacientes faltaram às marcações dos exames, o que representa 18,5% de abstenção em 15 dias de atuação.

Para mais informações sobre os serviços da Prefeitura de Blumenau, clique aqui para ler as notícias no site do portal ND+.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.