Casan faz teste de fumaça em Chapecó para localizar ligações irregulares de esgoto

A Casan (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento) passou a fazer testes de fumaça em Chapecó, no Oeste de Santa Catarina, com o objetivo de detectar ligações irregulares na rede coletora de esgoto. O trabalho começou nesta semana nos bairros Bela Vista, São Cristóvão, Engenho Braun, Jardins e Alvorada.

Casan faz teste de fumaça em Chapecó para localizar ligações irregulares de esgoto. – Foto: Geovan Petry/NDTV

Os trabalhos ocorrem entre está terça-feira (16) e a sexta-feira (19) por trabalhadores devidamente identificados. A Casan explica que para o teste, será lançada uma fumaça atóxica na rede pública operada pela companhia, será possível identificar um conjunto de inadequações. A ação já foi feita em outras cidades de Santa Catarina.

Os testes serão feitos com equipamento insuflador de fumaça e, além de identificar as ligações irregulares de água da chuva na rede de esgoto, o trabalho também vai permitir a localização de saídas irregulares de esgoto na rede de drenagem, que deve receber exclusivamente água da chuva.

Conforme a companhia, os trabalhos não serão executados nas propriedades, porém a fumaça utilizada poderá ser percebida dentro dos imóveis. “É importante lembrar que a fumaça utilizada não é tóxica e não apresenta risco à saúde ou à integridade do imóvel”.

Em caso de identificação de irregularidades, o morador será orientado e receberá um prazo para realizar os devidos reparos. A Casan conta com a colaboração de todos e está à disposição para qualquer esclarecimento.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.