Jovens acolhidos no Alto Uruguai são preparados para o mercado em curso de informática 

De acordo com a interlocutora do Novos Caminhos no Alto Uruguai catarinense, Elaine Cristina Blödorn Martins, os professores do Senac planejaram conteúdo de informática básica, como sistema operacional, internet, editor de texto, editor de apresentações e editor de planilhas. Além de aprender a criar pastas, textos, apresentações, planilhas, gráficos, tabelas e ainda acrescentar imagens e mídias aos documentos, os adolescentes participam de discussões pertinentes à idade e ao contexto social, como segurança e limites no uso da internet, cyberbullying e compartilhamento de dados.

“Com isso, os jovens terão importante ganho de conhecimento sobre os temas apresentados. O curso também contribuirá para identificar os riscos presentes na internet e para a elaboração de trabalhos, atividades e apresentações escolares, além de prepará-los para o mercado de trabalho”, avalia Elaine.

Novos Caminhos

O programa Novos Caminhos é uma iniciativa da Coordenadoria Estadual da Infância e da Juventude (CEIJ), do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, juntamente com a Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC) e a FIESC. Atualmente, também integram o programa a Ordem dos Advogados do Brasil de Santa Catarina (OAB-SC), o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio), a Associação Catarinense de Medicina (ACM) e a Fundação de Estudos Superiores de Administração e Gerência (FESAG). E, em 2022, três novas instituições passaram a apoiar esse projeto: a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina – FAESC, por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR – Administração Regional de Santa Catarina; o Centro de Integração Empresa-Escola do Estado de Santa Catarina – CIEE/SC; e o Serviço Social do Comércio – SESC/Fecomércio.

Tem como finalidade desenvolver as potencialidades e contribuir para a construção da autonomia dos adolescentes com idade acima de 14 anos que se encontram ou passaram por medida protetiva de acolhimento, a fim de proporcionar-lhes a perspectiva de uma vida adulta com qualidade e dignidade.

Ao ingressarem no Novos Caminhos, os jovens são acompanhados individualmente e encaminhados a programas de escolarização, profissionalização e atividades complementares. Os cursos de formação são ofertados pelo Sistema FIESC, por meio do Serviço Social da Indústria de Santa Catarina (SESI) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI); pela Fecomércio, por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) e do Serviço Social do Comércio (SESC); pela FAESC, por meio do SENAR – Administração Regional de Santa Catarina; e pelo CIEE/SC.

Após concluírem os módulos de capacitação, os jovens são encaminhados, a seu tempo, ao mundo do trabalho. Para que esse processo ocorra de forma adequada e segura, o programa também prevê a sensibilização e a orientação da comunidade empresarial, convidando-a a fazer parte da ação.

Imagens: Divulgação/PNC
Adicionar aos favoritos o Link permanente.