Mais de 20 shows nacionais: confira a programação da Festa do Pinhão em Lages

A temperatura da Serra catarinense irá subir a partir de quinta-feira (1º), com a abertura oficial da 33ª edição da Festa Nacional do Pinhão, em Lages. O evento tradicional começará no Recanto do Pinhão, na praça João Costa, com show da banda Os Garotos de Ouro.

A extensa programação de shows começa sexta-feira (2), no parque Conta Dinheiro, com apoio da Fundação Cultural de Lages e Prefeitura de Lages. Estão confirmados artistas de estilos variados, como Luan Santana, Ludmilla, Bruno & Marrone, Alok e Alexandre Pires. Ao todo, serão 130 atrações regionais que não compreendem só a música, mas também o teatro e a dança.

Em 2022, Festa do Pinhão contou com 15 shows nacionais – Foto: Divulgação/Festa do Pinhão

Segundo o prefeito em exercício de Lages e presidente da comissão central organizadora da Festa Nacional do Pinhão, Juliano Polese, o Recanto do Pinhão deste ano tem dois diferenciais importantes.

“Primeiramente, a prefeitura conseguiu atender a um pedido da comunidade e dos lojistas por mais dias de realização de shows no Recanto. Agora, dos 17 dias tradicionais, passamos para 24 dias de muita música, teatro e dança com nossos artistas de Lages e da região. Também iremos celebrar os 50 anos da Festa do Pinhão”, disse.

Declarada como patrimônio cultural imaterial, em 2018, a festa ganhou proporções além das fronteiras catarinenses. Não só em termos turísticos, mas também com a inserção da identidade cultural do lageano através da gastronomia, do bem receber e acolher e com manifestações de arte como o Recanto do Pinhão Aracy Paim, no calçadão da praça João Costa durante três semanas, por exemplo.

Com as Sapecadas da Canção Nativa e da Serra Catarinense – festivais de música nativista realizados no primeiro fim de semana da Festa do Pinhão no Parque Conta Dinheiro – conterrâneos, turistas e apreciadores do entretenimento e artes veem na Festa Nacional do Pinhão uma possibilidade de se divertirem com muita arte e cultura.

A programação completa e os valores dos ingressos estão no site oficial (festadopinhao.com).

História do evento começou há 50 anos

Tudo começou em julho de 1973, na praça João Costa. De início, era apenas uma ideia do lageano Aracy Paim. A ação partiu de um projeto do Departamento Técnico de Turismo e Divulgação da Prefeitura de Lages, setor ao qual Aracy fazia parte.

De ótima relação com os CTGs (Centros de Tradição Gaúcha) da cidade, músicos nativistas e artistas em geral, em outubro de 1973 Paim e o grupo de nativistas e tradicionalistas organizaram, no ginásio Ivo Silveira, um grandioso bailão com boxes de gastronomia comandados por entidades beneficentes, que serviam muito pinhão cozido e bebidas típicas. Na época, esse baile foi considerado uma continuidade da Festa do Pinhão que ocorrera em julho.

Apesar de nos anos seguintes a prefeitura não ter mais realizado de forma oficial a Festa do Pinhão na praça João Costa, Paim deu continuidade aos bailes. Em 1974, o Clube Porteira Serrana foi o local da festa que mais uma vez teve música e pinhão cozido.

Já nos anos de 1976 e 1977, a prefeitura manteve a Festa do Pinhão no calendário oficial de eventos, no entanto, a simbologia do pinhão e os costumes ficaram evidenciados como parte da programação da histórica Mostra do Campo – evento que integrava as comunidades do interior de Lages e os bairros centrais. Em 1987 e 1988, a prefeitura retornou com as festividades, e, por fim, em 1989 o então prefeito Raimundo Colombo retomou a festa de forma oficial e, em 1990, instituiu a Festa Nacional do Pinhão.

Programação dos shows no parque Conta Dinheiro

2/6

Ana Clara

Henrique e Juliano

KVSH

3/6

Biquíni Cavadão

Fresno

Roupa Nova

4/6

Tay e Nara

Luccas Fernandes

Maiara e Maraisa

7/6

Alok

Hugo e Guilherme

Ludmilla

Luan Santana

8/6

Dazaranha

Munhoz e Mariano

9/6

Hungria

Turma do Pagode

Marcos e Belutti

10/6

Rodrigo Dias

Bruno e Marrone

Alexandre Pires

11/6

Jads e Jadson

Adicionar aos favoritos o Link permanente.