Economia de SC cresce acima da média nacional nos últimos 12 meses

O PIB (Produto Interno Bruto) de Santa Catarina cresceu 5% nos últimos 12 meses encerrados em março, estima o governo estadual. O balanço produzido pela Seplan (Secretaria de Estado do Planejamento) aponta um desempenho acima da média nacional. Neste mesmo período, o avanço da economia no Brasil foi de 3,3%.

Setor de serviços é um dos principais motivos para o crescimento, aponta Seplan – Foto: Porto de São Francisco do Sul/Divulgação/ND

Os dados são influenciados pelo crescimento dos serviços que apresentaram uma alta de 10,4% no primeiro trimestre, na comparação com o mesmo período de 2022, quase o dobro da média brasileiro, de 5,8%.

“Nós temos um modelo econômico diversificado e competitivo, não tenho dúvidas de que vamos encontrar ainda mais espaço para seguir crescendo acima da média”, afirma Jorginho Mello.

O secretário da Indústria, do Comércio e do Serviço, Silvio Dreveck, destaca o bom desempenho do Estado e a sua competitividade diante das demais unidades da federação.

“Temos um estado diversificado e um povo empreendedor, seguimos firmes, trabalhando em busca de um futuro de oportunidades”, destaca.

Economia pode desacelerar

A análise foi realizada pelo economista Paulo Zoldan, agente de pesquisa da Seplan. Para ele, o cenário provável para o restante de 2023 é a desaceleração do PIB estadual, mas deve seguir acima da média nacional.

“As expectativas apontam para uma desaceleração da economia mundial como um todo neste ano, com as principais ainda impactadas por juros elevados e por problemas políticos”, explica Zoldan.

Varejo de SC também cresce

Além dos serviços, o comércio também apontou um crescimento relevante para o desempenho geral da economia. O varejo ampliado cresceu 7% na mesma comparação anterior, mais que o dobro da média brasileiro de 3,3%.

A agropecuária também teve um desempenho importante. De acordo com a estimativa da Seplan, de forma geral, a agricultura catarinense vem apresentando um excelente resultado em 2023. Sem problemas climáticos relevantes, a produtividade avançou e permitiu mais um avanço do quantum agrícola.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.