‘Cidade que se preocupa com as pessoas’: Rio do Sul completa 92 anos de história

A cidade de Rio do Sul, considerada a capital do Alto Vale do Itajaí, completa 92 anos de história neste sábado (15). O município se destaca no cenário nacional como a cidade mais rápida no processo de abertura de empresas no Brasil.

Vista aérea da cidade de Rio do Sul – Foto: Raphael Stuy/Prefeitura de Rio do Sul/Divulgação/ND

Rio do Sul tem crescido e se desenvolvido a cada dia, facilitando o empreendedorismo e investindo em infraestrutura e inovação. Cidade que se preocupa com as pessoas, o município possui programas para cuidar da saúde do trabalhador e é exemplo, sendo reconhecida como a gestão mais transparente de Santa Catarina, além de possuir um dos melhores índices de desenvolvimento humano.

O prefeito da cidade, José Thomé, comenta sobre o aniversário de Rio do Sul e destaca os trabalhos realizados no município.  “Rio do Sul vem crescendo e se desenvolvendo a cada dia e estamos muito otimistas sobre o futuro da nossa cidade. Acredito muito em nossa gente, no poder do empreendedor, na inovação, capacidade de se reinventar, de superar desafios, é uma marca forte de nossa gente e é com muita vontade que continuamos trabalhando e vivendo aqui”.

Além do empreendedorismo e inovação, Thomé enfatiza as belezas que a cidade possui, e fala sobre a preocupação com o bem estar e saúde dos moradores locais.

“Somos uma cidade privilegiada. Muito bonita, um vale espetacular e com belezas sem igual. Estamos investindo em políticas públicas que busquem constantemente a melhoria da qualidade de vida das pessoas, sempre com amor e respeito, seja no trabalho pelas crianças, na saúde, dos idosos, nas ações sociais pelos mais vulneráveis”.

Em direção aos 100 anos, o prefeito ainda informa que continuará trabalhando para ter uma cidade produtiva e cada vez mais moderna, mas sempre atraente e tranquila para a população.


O prefeito da cidade, José Thomé, comenta sobre o aniversário de Rio do Sul e destaca os trabalhos realizados no município – Vídeo: Prefeitura Rio do Sul / Reprodução ND

História de Rio do Sul contada no Ver Mais Blumenau

Na sexta-feira (14), o programa Ver Mais Blumenau foi transmitido direto da Capital do Alto Vale do Itajaí e contou a história da cidade, desde a colonização até a inovação trabalhada no município, reconhecido nacionalmente como a cidade mais rápida no processo de aberturas de empresas do país.

Inicialmente, a região do Alto Vale do Itajaí era ocupada por indígenas, sendo sua morada e local de coleta. No início, com a colonização do local, houve muitos encontros e desencontros entre os povos originários e colonizadores. A historiadora Catia Dagnoni falou sobre esse processo de colonização. Em 1863, o Dr. Blumenau se interessou pelas terras para fazer uma ligação com o planalto e assim realizar o transporte de mercadorias, cargas e facilitar o trabalho dos tropeiros que transportavam seus animais.

No início de 1890, durante a venda de lotes, o alemão Francisco Frankenberger se interessou e fez a aquisição de um lote, hoje localizado no bairro Aliança, e iniciou o processo de colonização.

Os indígenas eram maioria e permaneceram na região até a data de pacificação, em 1914, quando o governo e colonizadores decidiram levá-los para um local não colonizado, onde permanecem até os dias atuais.

O Rio Itajaí-Açu teve um papel fundamental na fixação dos colonizadores na região. O núcleo populacional que se formou às margens do rio chamava-se “Suedarm”, ou seja, Braço do Sul. Em 1912, o local passou a chamar-se Bella Alliança. O nome “Rio do Sul” surgiu em 1931, com a emancipação política.

O ciclo da madeira contribuiu para o desenvolvimento da região, período em que o centro da cidade possuía em torno de 30 serralherias, que faziam os cortes das árvores para a construção de casas e móveis, que depois passou a ser transportada através da estrada de ferro construída em Blumenau para o porto de Itajaí.

A historiadora Dagnoni ainda comentou que existem relatos de que a madeira de Rio do Sul foi utilizada na construção de Brasília.

Desenvolvimento

O programa Ver Mais Blumenau também falou sobre o desenvolvimento de Rio do Sul. Em conversa com o prefeito da cidade, José Thomé, foram destacados os trabalhos de infraestrutura e investimentos realizados no município.

Destaque em inovação, duas equipes de estudantes de robótica de Rio do Sul, a Tortuga Bots e a Rio Bots, foram classificadas para o concurso nacional de robótica em Brasília, que ocorreu em março deste ano. Foram as únicas equipes selecionadas entre as escolas públicas de Santa Catarina.

Na época da classificação, o prefeito da cidade destacou a educação de qualidade oferecida na capital do Alto Vale do Itajaí.

“Estamos investindo forte em robótica desde o início da gestão para formar profissionais do futuro, com domínio em tecnologia para a indústria de software, metal mecânica. Temos internet de qualidade em todas as salas de aula, climatizadas e com modernas lousas digitais.”

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.