HU está entre os hospitais com alta conformidade na segurança do paciente

O Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago da Universidade Federal de Santa Catarina (HU-UFSC), integrante da Rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), está entre os hospitais brasileiros que conquistaram a classificação de alta conformidade em Segurança do Paciente, de acordo com relatório da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), divulgado em maio deste ano e referente a dados coletados em 2022.

Na lista de hospitais com UTI que apresentaram Alta Conformidade na Avaliação Nacional das Práticas de Segurança do Paciente 2022, o HU figura junto a outras 40 instituições de Santa Catarina, de um total de 69 hospitais avaliados em todo o Estado.

“Esta iniciativa da Anvisa permite um diagnóstico das práticas de segurança do paciente no hospital, e, a partir das informações coletadas, estas podem guiar ações para prevenir a ocorrência de eventos adversos assistenciais. Foram avaliados requisitos relacionados à segurança do paciente e prevenção e controle de infecções relacionadas à assistência à saúde. A equipe da Coordenação Estadual de Segurança do Paciente da SES/SC veio até o hospital validar as informações. Tivemos como resultado a alta adesão às práticas de segurança do paciente (86%). Sabemos que os desafios são grandes, mas reconhecer todo o caminho percorrido até aqui, nos mostra o quanto estamos avançando nas práticas de segurança do paciente em nossa instituição. Reflexo do trabalho em conjunto dos profissionais que compõem o Comitê de Segurança do Paciente (Cosep), o Setor de Gestão da Qualidade (STGQ), profissionais assistenciais, incluindo o apoio da Governança”, avalia a chefe do STGQ e coordenadora do Cosep do HU-UFSC, Graciele Trentin. 

Como foi a avaliação 

Foram analisados 21 itens, como Núcleo de Segurança do Paciente instituído, protocolo para prevenção de quedas e lesão por pressão implantados, além do monitoramento mensal de indicadores de conformidade aos protocolos de segurança do paciente.

A Avaliação Nacional das Práticas de Segurança do Paciente constitui uma prática de regulação adotada pelo Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS), desde o ano de 2016, para verificar a conformidade aos indicadores das práticas de segurança do paciente pelos serviços de saúde com leitos de unidade de terapia intensiva (UTI).

A metodologia foi rigorosa. Além do preenchimento de formulários para atestar a conformidade aos requisitos com a devida comprovação documental, houve visitas presenciais de equipes avaliadoras a unidades hospitalares sorteadas.

Conheça o relatório completo da Anvisa

Sobre a Rede Ebserh 

O HU-UFSC faz parte da Rede Ebserh desde 2016. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.