Restaurante Universitário terá cardápio especial nesta quarta-feira, Dia dos Povos Indígenas

O Restaurante Universitário (RU) do Campus de Florianópolis da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), no bairro da Trindade, terá um cardápio especial em celebração ao Dia dos Povos Indígenas, na quarta-feira, 19 de abril

O estudante indígena Laklãnõ/Xokleng Djeimi Camlem foi ao RU na última quinta-feira, 13 de abril, onde ensinou a chef do restaurante a preparar o totol (pronuncia-se totolo), um dos pratos que será servido no dia 19. O cardápio completo você encontra no site.

>>> Assista ao vídeo do preparo no Instagram da UFSC.

Totol é semelhante a cuscuz

Totol  é um prato bem simples do povo Laklãnõ/Xokleng, uma espécie de cuscuz à base de fubá, água, sal e uma pitada de azeite, preparado na panela. Pode ser servido sobre ty (folhas de caetê) ou no prato, com klágnē (carne) ou kagklo (peixe).

O totol tornou-se um prato típico somente após a pacificação. Até então, os indígenas não conheciam a farinha de milho. Eduardo de Lima e Silva Hoerhann foi responsável pelo contato com os indígenas Laklãnõ/Xokleng do Alto Vale do Itajaí, realizado em 22 de setembro de 1914. Segundo Josias Cuzugni, indígena Laklãnõ/Xokleng, após o contato, Eduardo ensinou os indígenas a plantar, aí então surgiu a farinha que era feita no pilão, antes disso existiam alimentos à base de milho mas não o totol

“Não existia milho na mata. Foi introduzido como forma de nos domar. O Eduardo, fazia roças perto do rio Platê onde morava a maioria dos nossos antepassados, a mesma coisa que um adestrador de animais selvagens faz. Por esse motivo, os não indígenas que vivem perto de nossas aldeias nos chamam de bicho”, relatou Josias.

Ariclenes Covi Patte Martins / estagiário da Agecom / UFSC

Adicionar aos favoritos o Link permanente.