Paciente é levado de helicóptero de Navegantes a Araranguá por falta de leitos de UTI

A transferência de um paciente de 21 anos entre Navegantes, Litoral Norte catarinense, e Araranguá, no Sul do Estado, mobillizou duas aeronaves no último domingo (23). O jovem teve complicações diabéticas graves e precisou de um leito de UTI. Contudo, os hospitais da Foz do Rio Itajaí estavam sem leitos disponíveis, e por isso foi necessário encaminhá-lo ao Hospital Regional de Araranguá, cidade a cerca de 300km de distância.

Paciente precisou de cuidados intensivos por complicações diabéticas – Foto: SAER/SARASUL/Reprodução/ND

O Serviço Aeropolicial (SAER) da Polícia Civil  e o Serviço de Atendimento e Resgate Aeromédico do Sul de Santa Catarina (SARASUL) prestaram apoio à Central de Regulação do SAMU de Balneário Camboriú.

O paciente foi levado de Navegantes pela aeronave Águia 05 da Polícia Militar até o aeroporto de Jaguaruna. De lá, o homem foi deslocado com o SARASUL ao Hospital Regional de Araranguá.

Transferência foi feita através de helicópteros das Polícias Civil e Militar – Foto: SAER/SARASUL/Reprodução/ND

A medida foi necessária por conta da superlotação dos hospitais na região da Foz do Rio Itajaí-Açu. Nesta quarta-feira (26), a taxa de ocupação geral em Itajaí e região é 89,23%. Contudo, os leitos de UTI adulto estão 100% ocupados. Também não há leitos neonatais disponíveis no momento, somente pediátricos.

No Vale do Itajaí e na Grande Florianópolis também não há leitos de UTI adulto disponíveis. O Grande Oeste enfrenta a mesma situação, e as regiões do Meio Oeste e Serra, e Planalto Norte e Nordeste também estão próximas da superlotação.

O painel estadual mostra que 98,46% dos leitos adultos estão ocupados na Serra, e 95,24% no Norte do Estado. A região com a melhor situação é o Sul do Estado, com 86,4% dos leitos de UTI adultos ocupados, para qual o paciente foi levado.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.