Florianópolis recebe conferência sobre direitos das crianças e adolescentes a partir de quinta

Florianópolis vai receber a 11ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente nesta quinta-feira (27) e sexta-feira (28).

O evento vai acontecer no Hotel Cambirela, no bairro Estreito, e vai propor a revisão das ações relacionadas à efetivação dos direitos da infância e da adolescência previstos no ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente).

Florianópolis recebe a Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente nesta quinta-feira (27) – Foto: Divulgação/ND

A conferência tem como assunto: “as consequências da pandemia da Covid-19 na vida de crianças e adolescentes”.  Os pequenos levarão para os demais participantes da 11ª Conferência suas percepções e reivindicações acerca do tema que foi proposto.

Preconceito, fome e violência de gênero

As crianças e adolescentes sugeriram assuntos urgentes e atuais para debate na Conferência como: políticas para a eliminação da fome, coibir o preconceito, o racismo, a violência de gênero e a LGBTQIA+fobia.

A questão da segurança também é uma preocupação para o público. Atendimento psicológico gratuito para alunos e professores nas escolas, criação de códigos para denúncias de violência, espaços de lazer seguros e maior segurança nas escolas foram algumas das propostas apresentadas.

A expectativa é que estejam representados os poderes Executivo e Legislativo do município, o sistema judiciário da infância e juventude, as polícias, os conselhos tutelares, a comunidade acadêmica, as entidades de defesa dos direitos humanos e demais conselhos de direitos de Florianópolis que atuam nesta área.

Na programação, prevista para começar às 8h30 e terminar às 17h50 nos dois dias, haverá a apresentação dos eixos temáticos e a formação de grupos de trabalho, que terão o objetivo de formular propostas para cada tema apresentado, as quais serão levadas para a Conferência Estadual.

Destaque para a palestra magna “As consequências da pandemia do Covid-19 na vida de crianças e adolescentes: ações necessárias para reparação e garantia de políticas de proteção integral, com respeito à diversidade”, no dia 27, às 13h30, com a professora do Departamento de Serviço Social da UFSC Andrea Fuchs.

Conheça os temas desta edição

  1.  Promoção e garantia dos direitos humanos de crianças e adolescentes no contexto pandêmico.
  2.  Enfrentamento das violações e vulnerabilidades resultantes da pandemia de Covid 19
  3.  Ampliação e consolidação da participação de crianças e adolescentes nos espaços de discussão
  4.  Participação da Sociedade na deliberação, gestão e controle social de políticas públicas
  5.  Garantia de recursos para as políticas públicas voltadas para crianças e adolescentes

Serviço

O que: 11ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente

Quando: 27 e 28 de abril

Onde: Hotel Cambirela – Av. Marinheiro Max Schramm, 2199, Estreito, Florianópolis

Adicionar aos favoritos o Link permanente.