Prefeito de Ibirama e secretário municipal são presos na Operação Mensageiro

A Prefeitura de Ibirama, no Alto Vale do Itajaí, amanheceu com a presença do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) nesta quinta-feira (27) para o cumprimento de mandados relacionados à 4ª fase da Operação Mensageiro. No local, foram cumpridos mandados de busca e apreensão e de prisão preventiva.

Operação Mensageiro cumpriu mandados na prefeitura de Ibirama na manhã desta quinta-feira (27) – Foto: Prefeitura de Ibirama/Divulgação/ND

O município confirmou que o prefeito Adriano Poffo (MDB) e o secretário municipal de administração, Fábio Fusinato, foram conduzidos e passarão por uma audiência de custódia durante esta tarde em Florianópolis, em investigação relacionada à operação. Ambos teriam sido alvo de mandados de prisão preventiva nesta quinta-feira (27).

Conforme apurado pelo ND+ junto à assessoria de comunicação da prefeitura de Ibirama, membros da força-tarefa chegaram antes das 08h da manhã e convocaram o chefe de gabinete do prefeito municipal para acompanhar o recolhimento de documentos relacionados à operação, que investiga supostas irregularidades relacionadas ao serviço de coleta de lixo.

As equipes fizeram uma reunião também com autoridades municipais a portas fechadas, onde não foi permitida a permanência de outros servidores. A investigação corre em segredo de Justiça.

Sobre o assunto, a Prefeitura de Ibirama se manifestou por nota oficial. Confira:

Operação Mensageiro cumpriu mandados na prefeitura de Ibirama na manhã desta quinta-feira (27) – Foto: Prefeitura de Ibirama/Divulgação/ND

Presidente Getúlio também é alvo da Operação

Além do cumprimento de mandados na prefeitura de Ibirama, equipes do Gaeco também estiveram na cidade vizinha de Presidente Getúlio. Até o momento, não houve confirmação oficial por parte da prefeitura ou do Ministério Público, que comanda a operação, sobre a prisão de pessoas nesta cidade.

Em Presidente Getúlio, conforme apurado, a força-tarefa do Gaeco não esteve na prefeitura. A reportagem do ND+ tentou contato com representantes do Saate (Serviço de Abastecimento de Água e Tratamento de Esgoto), órgão municipal responsável pelo serviço de água e esgoto de Presidente Getúlio.

A autarquia informou que não estaria autorizada a repassar informações sobre a operação e a assessoria de imprensa do município ainda não tinha detalhes do assunto até o fechamento desta matéria. A prefeitura de Presidente Getúlio deverá também se manifestar por meio de nota oficial nesta quinta (27).

Saiba mais sobre a quarta fase da Operação Mensageiro

Nesta manhã, o MPSC (Ministério Público de Santa Catarina) deflagrou a quarta fase da Operação Mensageiro, cumprindo ao todo 18 mandados de prisões preventivas e 65 mandados de busca e apreensão em 12 cidades catarinenses.

A investigação apura suspeita de fraude em licitação, corrupção ativa e passiva, organização criminosa e lavagem de dinheiro no setor de coleta e destinação de lixo em diversas regiões de Santa Catarina.

Além das cidades do Alto Vale do Itajaí, os mandados são cumpridos em Imaruí, Três Barras, Gravatal, Guaramirim, Schroeder, Major Vieira, Corupá, Bela Vista do Toldo, Braço do Norte e Massaranduba.

No Norte Catarinense, já houve a confirmação da prisão de um vereador e também do prefeito da cidade de Três Barras. Ao todo, até agora, já foram cumpridos 196 mandados de busca e apreensão e 40 mandados de prisão preventiva em todas as fases da Operação.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.