‘É uma jornada longa’: deputado entrega abaixo-assinado ao presidente da câmara em Brasília

Na quarta-feira (26), o deputado federal Jorge Goetten (PL), entregou nas mãos do presidente da câmara dos deputados, Arthur Lira (Progressistas), um abaixo-assinado criado por moradores de Blumenau após o ataque a creche Cantinho Bom Pastor, ocorrido no início de abril. A entrega foi realizada em Brasília, no Distrito Federal.

‘É uma jornada longa’: Deputado entrega abaixo-assinado ao presidente da câmara em Brasília – Foto: Eduardo Valente/Secom/Divulgação/ND

O abaixo-assinado, que pede o endurecimento da lei penal para crimes graves, conta com mais de 15 mil assinaturas. Em entrevista para a NDTV, Jorge comentou que ficou encarregado de entregar o documento por conta da agenda cheia dos pais das vítimas e do prefeito da cidade, Mário Hildebrandt, durante a visita realizada na capital.

“Nós queremos, em respeito à memória das vítimas, continuar essa jornada. É uma jornada longa, e jornada a gente sabe que são vários passos, e nós, incansavelmente, vamos dar os passos necessários para fazer mudanças significativas na legislação penal”, destacou.

Ele também enfatizou que, além do abaixo-assinado, há vários projetos de lei no congresso, tanto no senado quanto na câmara dos deputados. “A gente está discutindo com o foro parlamentar sobre unificar tudo isso e, quem sabe, criarmos um grupo de trabalho para ser mais célere com uma nova legislação nesse sentido, envolvendo também os órgãos existentes, CRAS, CREAS, CAPS, Conselho Tutelar e agente de saúde”.

Jorge ainda falou sobre a importância em trazer para a discussão e debate a questão da saúde mental, pois acredita que a “sociedade está um tanto quanto doente mentalmente”. Ele acredita que as causas desses problemas devem ser tratadas, para evitar que mais tragédias como a de Blumenau se repitam.

Próximos passos

O deputado informou que na semana que vem, provavelmente, ocorrerá uma reunião para falar a respeito da criação do grupo de trabalho. Ele ainda comentou sobre exemplos de mudanças realizadas no congresso, como a tragédia registrada na Boate Kiss, no Rio Grande do Sul.

“Nós temos exemplos aqui no congresso. Quando aconteceu a tragédia da Boate Kiss, muita legislação foi criada, evitando novas tragédias, e vamos trabalhar muito para criarmos leis mais severas. São vários projetos de leis que tem aqui, várias sugestões, o abaixo assinado é muito claro quanto a isso também. A sociedade de Blumenau já deu a sua contribuição, os pais estão dispostos a continuar contribuindo, e isso ajuda muito”, enfatizou.

Jorge agradeceu aos pais e ao prefeito de Blumenau, por terem ido até Brasília após a tragédia registrada na cidade.

“Obrigado aos pais que estiveram aqui, ao prefeito Mário, que se dispuseram em vir aqui porque isso ajuda a sensibilizar e nos ajuda a ser mais célere. Não falta boa vontade, mas a participação deles motiva e impulsiona ainda mais nessa mudança da legislação”, finalizou.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.