Safra da tainha e frente fria: Veja o que esperar dos primeiros dias de maio em SC

O início de maio marca a abertura da safra da tainha, mas também contará com a chegada de uma frente fria em Santa Catarina. Antes disso, o último dia de abril, domingo (30), será de sol e temperaturas próximas dos 30°C.

Safra da tainha inicia nesta segunda-feira (1º) em Santa Catarina – Foto: PMF/Divulgação/ND

De acordo com a Defesa Civil estadual, o tempo segue firme e com sol durante o domingo por conta da influência de uma área de alta pressão atmosférica.

As temperaturas mínimas variam entre 9°C e 14°C no Grande Oeste e planaltos. Porém, durante a tarde, as máximas entram em elevação, especialmente no Grande Oeste e Litoral Sul que podem se aproximar dos 30°C. As demais regiões devem registrar máximas de até 25°C.

Os ventos sopram de quadrante Norte pelo Estado e com intensidade considerada de fraca a pontualmente moderada.

Início de maio e safra da tainha

Ainda segundo a Defesa Civil estadual, a segunda-feira (1º) deve seguir com tempo firme em Santa Catarina devido uma área de alta pressão atmosférica. Por conta disso, não há risco para ocorrências meteorológicas.

A segunda inicia com temperaturas amenas, mas a sensação é de calor na parte da tarde, com máximas de mais de 30°C no Oeste e Litoral Sul. O Grande Oeste e as demais áreas litorâneas marcam de 27°C a 30°C. Os ventos sopram do quadrante norte pelo Estado e com intensidade fraca.

Segundo a Epagri/Ciram, as condições serão favoráveis para a pesca da tainha no primeiro dia de maio. A segunda-feira deve contar com a atuação do vento Sul, mesmo que por pouco tempo. Como resultado, o cardume deve sair do estuário do Prata e Lagoa dos Patos, no Rio Grande do Sul, possibilitando os primeiros laços de tainha.

O vento Sul pode empurrar as águas frias ou Águas da Pluma do Prata (mistura de águas subantárticas com a água doce do Rio da Prata) para a costa catarinense.

Ainda conforme a Epagri/Ciram, a temperatura superficial do mar no início da safra ainda deve ficar próxima dos 22°C a 23°C. Já durante o outono, deverá diminuir propiciando melhores condições para saídas mais rápidas dos cardumes de tainhas para a desova e sua captura no litoral de Santa Catarina.

Frente fria em SC

Porém, uma frente fria se aproxima a partir da terça-feira (2). Com isso, é esperado o retorno das chuvas em Santa Catarina, sendo até mesmo temporais, especialmente nas regiões do Oeste e Planaltos.

Já na quarta (3), a chuva avança para todas as regiões. O tempo deve seguir chuvoso no decorrer do dia, com risco para danos associados a chuva intensa, principalmente na região Sul.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.