Porto Belo realiza capacitação de professores para atendimento de vítimas de violência

Professores da educação infantil de Porto Belo, no Litoral Norte de SC, participaram na última semana de uma capacitação sobre revelação espontânea e escuta especializada. A ação busca preparar os profissionais para prevenir que crianças e adolescentes sejam vítimas de violência, e que garantir o atendimento adequado nestes casos.

Evento reuniu profissionais da educação infantil de Porto Belo – Foto: Prefeitura de Porto Belo/Reprodução/ND

Cerca de 100 profissionais participaram do treinamento. Nele, os professores puderem aprender sobre revelação espontânea, momento em que a criança revela que está sendo submetida a algum tipo de violência.

Qualquer pessoa que tenha um vínculo com a criança ou o adolescente pode ser para quem ela vai contar uma situação de violência, e por isso a formação é tão importante.

Já a capacitação quanto a escuta especializada busca garantir que a criança não precise passar pela “revitimização”, através da necessidade de ter que contar novamente, em cada serviço, tudo o que passou.

A ação faz parte de um conjunto de capacitações previstas para três grupos de profissionais do segmento, obedecendo a legislação protetiva das crianças e dos adolescentes.

O objetivo do projeto é implementar uma política pública destinada a fazer com que o município esteja preparado para prevenir, se possível, e agir com eficiência, diante da ocorrência das mais variadas formas de violência envolvendo crianças e adolescentes.

Participaram desta primeira capacitação a psicóloga da educação Ilda Souza, a diretora de educação infantil Fernanda Mianes da Cruz, e a diretora de educação inclusiva Gislaine Sagaz.

No dia 18 de maio, a capacitação será feita em conjunto com os professores do ensino fundamental.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.