Bom Jardim da Serra: 3 cânions para conhecer na cidade serrana

O município de Bom Jardim da Serra é a porta de entrada da Serra Catarinense e faz divisa com outras sete cidades, entre elas São Joaquim, Urubici e Nova Veneza.  A 1.250 metros acima do nível do mar, está na rota do frio em Santa Catarina.

Além das temperaturas baixas, você poderá curtir diferentes atrativos naturais por lá. Ela é destino, por exemplo, de quem visita a famosa Serra do Rio do Rastro, que liga o município a Lauro Müller.

A cidade de cerca de cinco mil habitantes é considerada a Capital das Águas, por conta das mais de 30 cachoeiras e 14 nascentes de rios em seu território.

Hoje, no entanto, o que queremos mostrar são alguns dos mais famosos cânions de Bom Jardim da Serra. Seja para admirar a paisagem ou viver alguma aventura, vale a pena conhecer cada um deles em sua visita à cidade.

1. Cânion da Ronda

Canion da Ronda – Foto: iStock/Divulgação

O Cânion da Ronda é o de mais fácil acesso em Bom Jardim da Serra. Para chegar até ele é preciso pegar uma estrada em direção ao parque eólico, no início da descida da Serra do Rio do Rastro, sentido Bom Jardim – Lauro Müller.

O local fica a 300 metros após a entrada do Mirante Serra Parque. O cânion tem 1.448 metros de altura e proporciona uma vista incrível aos visitantes. É possível fazer passeios 4×4, caminhadas e cavalgadas no lugar.

O acesso é mediante pagamento de taxa. Se quiser estender sua visita, uma opção é acampar no camping da ronda, nas proximidades do cânion. O local possui um gramado para barracas e pontos de energia elétrica. Há também um barracão com banheiros e uma cozinha compartilhada.

Igualmente próximo ao Cânion da Ronda, no Mirante Serra Parque, você consegue avistar os paredões rochosos entrecortados pela Serra do Rio do Rastro. Por lá, também encontra balanços, parquinho, redes horizontais e cestas de piquenique para desfrutar de Bom Jardim da Serra.

2. Cânion do Funil

Cânion do Funil – Foto: Miguel Carvalho/Prefeitura Municipal de Bom Jardim da Serra/Divulgação

O grande destaque do Cânion do Funil são seus penhascos com formas pontiagudas. Sua extensão total é de dois quilômetros, numa largura que varia de 500 a 1000 metros dependendo do ponto.

Como ele fica na área de uma propriedade particular, só é possível acessá-lo junto a guia ou pedindo autorização ao proprietário, mediante pagamento de taxa.

Com agências de turismo de Bom Jardim da Serra, você pode contratar passeios de 4×4 e fazer caminhadas no cânion. Lá de cima, a visão alcança os paredões das encostas e uma formação rochosa no meio do vale que lembra um funil ao contrário, daí o nome.

A entrada até ele fica às margens da rodovia SC-390, anexa a subestação da Celesc, em torno cinco quilômetros depois do Mirante da Serra do Rio do Rastro, no sentido Lauro Müller – Bom Jardim da Serra.

3. Cânion das Laranjeiras

Cânion das Laranjeiras, em Bom Jardim da Serra

Cânion das Laranjeiras – Foto: Benito Sbruzzi

Este é o mais monumental dos cânions de Bom Jardim da Serra. São aproximadamente três quilômetros de extensão total, ao longo dos quais é possível avistar três cachoeiras, penhascos e paredões de até 600 metros de altura.

O cânion está localizado dentro da demarcação do Parque Nacional de São Joaquim, mas é de responsabilidade de propriedades particulares e, por isso, há cobrança de taxa de entrada. Há dois caminhos de visitação do cânion: pelo lado norte e pelo sul. O acesso para qualquer um dos lados é pela Estrada Geral de Santa Bárbara, ao lado da Pousada Tafona, no Centro de Bom Jardim da Serra.

Pelo norte o acesso é pela Fazenda Rincão da Palha. A propriedade faz divisa com o Cânion das Laranjeiras. A borda do cânion está a uma distância de cinco quilômetros da sede da fazenda.

É possível percorrer o trajeto de carro 4×4 com agências parceiras, a pé ou cavalgando. Ao longo do trajeto, você se depara com o Mirante dos Pinheiros, que recebeu esse nome devido às araucárias que nasceram no local. O mirante fica bem próximo a um dos paredões deste cânion de Bom Jardim da Serra.

Já pelo lado sul, o acesso é por dentro da Fazenda Santa Cândida. São seis quilômetros (ida e volta) de trilha, de dificuldade moderada, até o cânion. A vista deste lado é de um dos paredões do cânion. Dessa área não é possível avistar as cachoeiras nem o vale.

Como chegar em Bom Jardim da Serra?

A cidade de Bom Jardim da Serra não conta com aeroporto. O mais próximo é o de Jaguaruna, a 105 quilômetros de distância. Para viagens de carro, confira abaixo os principais acessos a partir de cidades de diferentes regiões de Santa Catarina.

Distância de Florianópolis a Bom Jardim da Serra: cerca de 230 quilômetros, pela BR-101 e SC-390 (Serra do Rio do Rastro). Há pedágio pelo percurso. Outra opção é pela BR-102, sem passar pela Serra do Rio do Rastro.

Distância de Joinville a Bom Jardim da Serra: aproximadamente 390 quilômetros, via BR-101. Há pedágio no caminho.

Distância de Blumenau a Bom Jardim da Serra: cerca de 310 quilômetros. O principal acesso é pela BR-470.

Distância de Lages a Bom Jardim da Serra: aproximadamente 120 quilômetros, pela SC-114.

Distância de Criciúma a Bom Jardim da Serra: cerca de 70 quilômetros. O principal acesso é pela SC-446 e pela SC-390.

Distância de Chapecó a Bom Jardim da Serra: cerca de 450 quilômetros, via BR-282.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.