Claudio Tencati dispara após pênalti contra o Criciúma: ‘temos que rasgar o livro de regras’

O Criciúma não ficou nada satisfeito com a atuação do árbitro Matheus Delgado Candançan (SP), na tarde desta segunda-feira (1º), em Londrina. O Tigre visitou os donos da casa e, no estádio do Café, arrancou com um empate em 1 a 1.

Criciúma
1
2

Criciúma “só” empatou com o Londrina, na tarde desta segunda-feira – Celso da Luz/Criciúma EC/Divulgação/ND

Claudio Tencati, técnico do Criciúma - Celso da Luz/Criciúma EC/Divulgação/ND
2
2

Claudio Tencati, técnico do Criciúma – Celso da Luz/Criciúma EC/Divulgação/ND

O jogo abriu a 4ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B onde o Criciúma, com 9′ de bola rolando, saiu na frente do placar em lindo gol de Crystopher.

Aos 25′ o lance mais polêmico do jogo. Diego Jardel recebeu no lado direito da área, puxou para o meio e antes de finalizar se enroscou com Fellipe Mateus, que estava na bola. O lance foi registrado bem na risca da grande área onde o árbitro, de frente para o lance, assinalou a penalidade.

“Se isso é falta, então temos que rasgar o livro de regras e esquecer isso aí”, dispara Claudio Tencati

O árbitro de vídeo, Adriano de Assis Miranda, chamou o árbitro da partida para revisar o lance, mas foi em vão. Candançan manteve a decisão e João Paulo, em cobrança indefensável, empatou e deu números finais a partida.

Claudio Tencati contesta a decisão

Em entrevista coletiva concedida após a partida, o técnico Claudio Tencati, criticou a decisão do árbitro paulista. Na sua visão, inclusive, a decisão do árbitro foi completamente equivocada.

“Ele [árbitro] inventou. Não adianta querer me dizer o contrário. O Fellipe Mateus antecipa, chega antes, e o cara chuta a perna dele. Se isso é falta, então temos que rasgar o livro de regras e esquecer isso aí. Mas, paciência..”, lamentou Tencati, ao analisar o resultado do seu time.

Quem também se mostrou indignado com a decisão do árbitro foi o atacante Felipe Vizeu. O jogador, logo após o lance assinalado pela arbitragem, reclamou tanto que foi amarelado.

Na súmula de Matheus Delgado Candançan, Vizeu foi advertido por “reclamar / protestar (verbalmente ou por gestos) ostensiva e ofensivamente contra decisão da arbitragem. – Por contestar as decisões da arbitragem”.

Protesto nas redes sociais

Além do manifesto de torcedores, dos mais variados cantos do País, acerca do lance, o atacante Felipe Vizeu foi às redes sociais para manifestar sua indiganação.

Pela página do Twitter vários torcedores, do Criciúma, ou não, opinaram contrários a marcação da penalidade. Veja o que o atacante do Criciúma colocou em sua conta pessoal:

Felipe Vizeu, por meio do seu perfil, no Instagram; atleta apagou a publicação – Foto: @vizeu9/Instagram/Divulgação/ND

Logo depois, no entanto, o jogador apagou a postagem do seu perfil.

O áudio do VAR poderá ser divulgado no decorre da semana, no site oficial da CBF (Confederação Brasileira de Futebol).

Partida sem VAR

A partida entre Londrina e Criciúma teve outro acontecimento, segundo o registro da súmula do árbitro. Entre os minutos 7′ e 12′, no segundo tempo, o duelo ficou sem a presença do árbitro de vídeo por “problemas técnicos”.

Esse intervalo, no entanto, não teve nenhuma jogada passível de revisão.

O jogo

Londrina e Criciúma jogaram na tarde desta segunda-feira (1º), no Paraná, na abertura da 4ª rodada da Série B 2023. O resultado não passou de um empate em 1 a 1, no estádio do Café.

Fellipe Mateus, no duelo entre Londrina e Criciúma, pela 4ª rodada – Foto: Celso da Luz/Criciúma EC/Divulgação/ND

O Criciúma chegou aos 10 pontos conquistados e assumiu, provisoriamente, a liderança da Série B. O Londrina foi aos 4 pontos e é 10º lugar. As equipes devem perder posições com o desfecho da rodada.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.