Brasil confirma 1º caso da Arcturus, nova variante da Covid-19; veja quais os sintomas

O Brasil confirmou nesta segunda-feira (1º) o primeiro caso no país da subvariante XBB.1.16 de Covid-19, conhecida como Arcturus.

A detecção ocorreu através da Covisa (Coordenadoria de Vigilância em Saúde) do Estado de São Paulo em um paciente, de 75 anos com comorbidades que começou a apresentar sintomas de febre e gripe desde o último dia 7 de abril. As informações são do site Carta Capital.

OMS (Organização Mundial da Saúde) classificou a Arcturus como uma variante de interesse, que modifica características originais do vírus – Foto: Reprodução NDTV

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo, o homem, que tem esquema vacinal completo, foi atendido em um hospital privado da capital paulista e teve alta na última quinta-feira (27).

Variante de interesse

No mês passado, a OMS (Organização Mundial da Saúde) classificou a Arcturus como uma variante de interesse, que apresenta modificações genéticas que possam afetar características originais do vírus, com vantagens de crescimento sobre outras variantes que circulam em mais de uma região do mundo.

A Arturus foi identificada pela primeira vez no início deste ano, na Índia, e tem se tornado a cepa dominante no país.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a Arcturus não apresentou aumento de casos ou gravidade em São Paulo, até o momento. De acordo com a OMS, a subvariante pode estar se espalhando de forma mais rápida em comparação às anteriores.

Sintomas

Os casos de infecção pela subvariante XBB.1.16 de Coronavírus, a Arcturus podem ser caracterizados por irritação nos olhos, febre e tosse seca.

Em nota, secretaria de saúde reforçou “a importância de completar o esquema vacinal contra a Covid-19, inclusive com a Pfizer bivalente, para se proteger contra formas graves da doença”.

Vacinação

Desde 24 de abril, o Ministério da Saúde ampliou a vacinação com a dose bivalente contra a Covid-19 para toda a população acima de 18 anos no país. Por conta das diferentes condições de disponibilidade dos imunizantes, cada Estado adota um calendário próprio para viabilizar a administração das doses.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.