Joinville começa a capacitar orientadores sobre prevenção à violência escolar e saúde mental

Os orientadores escolares da rede municipal de ensino de Joinville, no Norte de Santa Catarina, começaram a receber capacitação sobre prevenção à violência escolar e saúde mental. A iniciativa da Secretaria de Educação do município teve início nesta terça-feira (2).

Capacitação iniciou nesta terça-feira (2) – Foto: Prefeitura de Joinville/Divulgação/ND

De acordo com a prefeitura de Joinville, estão previstos oito encontros até o fim do semestre. Os dois primeiros ocorreram presencialmente nesta terça, na Escola de Jovens e Adultos, e os demais ocorrerão semanalmente no formato remoto síncrono. A iniciativa conta com parceria do Instituto Vozes da Educação.

“Os protocolos buscam sistematizar o atendimento às crianças e dar mais assertividade ao nosso trabalho, que é de garantir a presença dos alunos na escola e em condições de aprender. São conjuntos de procedimentos que vão permitir que atuemos de forma eficaz em situações de violência ou questões de saúde mental”, afirma o secretário de Educação, Diego Calegari.

Segundo o município, os orientadores vão entender mais sobre a violência escolar, bullying, saúde mental, práticas de escuta e acolhimento e como lidar com cada uma das situações.

Os protocolos de Prevenção à Violência Escolar e de Saúde Mental foram lançadas no mês de abril, dentro do programa Busca Pró-Ativa, que busca garantir o direito ao acesso e permanência das crianças e adolescentes nas escolas.

As diretrizes do protocolo preveem procedimentos internos, estratégias e fluxos relacionados à violência, depredação do patrimônio, agressão, ameaças, furto e roubo, entre outras situações.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.