Governo anuncia 48 novos leitos para crianças no Hospital Infantil e no HU, em Florianópolis

O Governo de Santa Catarina anunciou 48 novos leitos infantis a partir desta quarta-feira (3) em Florianópolis. A informação foi divulgada pela secretária de saúde, Carmen Zanotto, em entrevista ao vivo no ND Notícias desta terça-feira (2).

Ao todo serão 18 leitos no Hospital Infantil Joana de Gusmão e 30 leitos no HU-UFSC (Hospital Universitário da Universidade Federal de Santa Catarina).

Secretária de saúde, Carmem Zanotto, foi entrevista no ND Notícias desta terça-feira (2) – Foto: Ana Schoeller/ND

“A medida é para que as crianças sejam atendidas ou na emergência do Hospital Infantil, para as que precisem de internamento, ou em leitos de retaguarda, que funcionará também quando, por exemplo, elas puderem ter alta da UTI do Infantil e irem para uma enfermaria do Hospital Universitário”, explica Carmen Zanotto.

Nesta segunda-feira (1°) o portal ND+ divulgou que uma reunião entre a direção dos dois hospitais discutia as medidas. A motivação do encontro foi a sobrecarga nos serviços do Hospital Infantil, que acumula reclamações de demora e problemas estruturais. 

Questionada sobre as condições estruturais dos hospitais catarinenses, Zanotto afirmou que os hospitais terão uma “nova cara”, e admitiu, “não podemos permanecer nessa situação de emergência sem poder receber pacientes”.

Vacina da gripe

Além da promessa de novos leitos, a secretária de saúde afirmou que entrou em contato com o Ministério da Saúde neste fim de semana para pedir o remanejamento de doses de vacina contra a gripe.

Isso porque, segundo Zanotto, a cobertura vacinal está muito abaixo do esperado, portanto, as doses poderiam ser usadas na população geral, além do grupo preferencial. O governo catarinense aguarda retorno de Brasília ainda nesta semana.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.