Com o fim do verão, praias de Itapema ficarão sem guarda-vidas civis

Neste último feriado, a orla de Itapema foi tomada por banhistas e turistas que queriam aproveitar mais um feriadão de sol. E foi justamente no Dia do Trabalhador, 01 de maio, que os guarda-vidas civis, atuantes na cidade, encerraram as atividades diárias.

A partir de agora, o cuidado por parte dos banhistas deverá ser redobrado, já que o Corpo de Bombeiros diminuiu de forma significativa a atuação dos guarda-vidas civis. Em maio, haverá atendimento somente nos finais de semana, já em junho, nenhum.

Foto: Tom Amaral/VipSocial

 

COMUNIDADE

 

O itapemense Antonio Carvalho Filho foi taxativo em relação ao fim dos postos guarda-vidas na cidade.

 

É uma vergonha para nossa cidade não ter mais salvamento. Eles deveriam ficar 12 meses por ano.  Acredito que os responsáveis deveriam manter este serviço o ano inteiro, pois eles prestam um serviço essencial à sociedade”

 

Antônio Carvalho Filho, morador de Itapema

 

 

Já o morador Romulo Saldanha, que estava na praia com a esposa e os dois filhos disse que é de suma importância a manutenção dos serviços de salvamento o ano inteiro.

 

Itapema está em franco desenvolvimento e necessitamos dessa segurança o ano inteiro e não apenas neste período sazonal”

 

Romulo Saldanha, morador de Itapema

 

 

ALÉM DO MAR

 

E muito se engana quem pensa que os atendimentos dos guarda-vidas civis são apenas dentro da água. Muitas das ocorrências acontecem na areia e também no próprio Calçadão da praia. Oa atendimentos vão desde a cortes, mal súbitos, desmaios. Em muitos casos, são os primeiros a prestar os primeiros socorros às vitimas, até que uma equipe do Bombeiros ou Samu cheguem no local.

 

FALTA DE VERBA

 

De acordo com o Comandante da 2º companhia do 13º Batalhão de Itapema, Capitão Rodrigo Schardong Bessouat da Silva, durante os meses de inverno , assim como em todas as cidades do litoral catarinense, o número de guarda-vidas é diminuído consideravelmente.

De novembro à março, o serviço de salvamento aquático conta com cerca de 60 guarda-vidas diariamente, distribuídos em 17 postos de salvamento, mais 2 condutores de embarcações com uma motonáutica preparada para serviço emergencial.

 

Foto: Corpo de Bombeiros/divulgação

 

Neste ano (2023) não teremos serviço de guarda vidas durante o mês de junho. Nos meses de julho e agosto, teremos três postos ativados nos finais de semana. Em setembro já teremos alguns postos ativos durante toda a semana, e a partir daí vamos incrementando gradativamente até chegarmos no mês de novembro com todos os postos ativados” 

 

Capitão Rodrigo Schardong Bessouat da Silva, comandante da 2º companhia do 13º Batalhão de Itapema

Adicionar aos favoritos o Link permanente.