Acafe lança comemorações de cinquentenário durante evento em Blumenau

Considerada um patrimônio de Santa Catarina, a Acafe (Associação Catarinense das Fundações Educacionais) comemorou 49 anos nesta terça-feira (2). Na mesma data, a instituição deu início às comemorações do seu cinquentenário.

Furb completou 59 anos e Acafe comemorou 49 anos nesta terça-feira (2) – Foto: Acafe/Divulgação/Reprodução/ND

O evento realizado na Furb (Fundação Universidade Regional de Blumenau) marcou também a última edição itinerante do Fórum Parlamentar em Defesa das Universidades Comunitárias, que percorreu todas as regiões de Santa Catarina.

Fundada em 1964, dez anos antes da Acafe, a Furb é a primeira Universidade criada no interior de Santa Catarina. A instituição comemora aniversário na mesma data da Associação.

“Este movimento que surgiu da Alesc veio ao encontro desse novo momento que vive a Acafe. Os catarinenses estão voltando a respirar a essência comunitária. São quase 50 anos contribuindo com a qualificação de profissionais e ofertando inúmeros projetos e atendimentos gratuitos. Tudo isso, somado a muita pesquisa, incentivo ao empreendedorismo e inovação, coloca nosso estado em destaque nacional”, afirma a presidente da Acafe e reitora da Unesc (Universidade do Extremo Sul Catarinense), Luciane Bisognin Ceretta.

Saiba mais sobre o Fórum Parlamentar

Coordenado pelo deputado estadual Napoleão Bernardes (PSD), que é professor licenciado do Centro de Ciências Jurídicas da Furb, foram 12 edições regionais que reuniram mais 10 mil pessoas entre acadêmicos, professores, colaboradores, entidades de classe, empresariais, vereadores, prefeitos e deputados.

Egresso da Furb, Napoleão Bernardes (PSD) falou sobre a importância das Universidades Comunitárias – Foto: Acafe/Divulgação/Reprodução/ND

Egresso da Furb, o parlamentar destaca que o Fórum foi criado com o objetivo de construir políticas públicas voltadas à democratização do acesso ao ensino superior, bem como ao fortalecimento das instituições.

“As universidades comunitárias foram criadas pela sociedade catarinense e vivem o dia a dia de suas comunidades, por isso estão alinhadas às necessidades e potencialidades de cada região. Elas não têm finalidade lucrativa e reinvestem todo o resultado financeiro em benefício dos cidadãos. São instituições que, comprovadamente, oferecem ensino de excelência e apoiam o poder público com a oferta de serviços gratuitos de qualidade à população. Por tudo isso, sou um defensor desse modelo educacional genuinamente catarinense”, afirma.

A décima segunda reunião itinerante do Fórum também reuniu outras autoridades, como os deputados estaduais da região de Blumenau, Egídio Ferrari (PTB) e Ivan Naatz (PL). Além dos parlamentares, participaram do evento os prefeitos de Blumenau, Mário Hildebrandt (Podemos); de Gaspar, Kleber Wan-Dall (MDB); e de Doutor Pedrinho, Hartwig Persuhn (PP).

Blumenau como desbravadora

Dez anos antes de surgir, a Acafe iniciava um movimento popular para a interiorização do ensino superior catarinense, que até então só existia em Florianópolis, com a Universidade Federal de Santa Catarina. Foi por meio do manifesto da blumenauense Orlandina Carmem Wüst, então estudante do ensino médio, que houve uma mobilização da sociedade civil para trazer o ensino superior a Blumenau.

Furb completou 59 anos e Acafe comemorou 49 anos nesta terça-feira (2) – Foto: Acafe/Divulgação/Reprodução/ND

“Nós conquistamos nossas instituições de ensino superior com a luta de pessoas como a dona Orlandina. Uma jovem que olhava para o futuro e agora desfrutamos de tudo que foi construído. A grande mensagem é acreditar e ir atrás dos nossos sonhos. Ela lutou e não ficou esperando. A partir de agora, a partir deste movimento, precisamos ecoar aos catarinenses a força da nossa Acafe e tudo que ela contribuiu com nosso estado nesses quase 50 anos”, enalteceu a reitora da Furb, Marcia Sardá Espíndola.

Programação de comemoração

Durante o encontro, a reitora presidente da Acafe fez o anúncio do ano comemorativo da instituição. Na programação, estão previstas maratonas culturais, eventos esportivos, sessões solenes, concurso fotográfico, prestação de contas à comunidade, ações de inovação, congressos, fóruns, feiras, além do lançamento de um livro.

Até 2024, será um ano inteiro com atrações e atividades conjuntas entre as 14 instituições associadas, tendo como pontapé um concurso entre os acadêmicos para a criação de um selo e slogan dos 50 anos da Acafe.

Saiba mais sobre a Acafe

A Acafe é uma sociedade civil sem fins lucrativos que congrega as 14 fundações educacionais criadas em Santa Catarina por Leis municipais e também estaduais. O objetivo da entidade é promover o intercâmbio administrativo, técnico e científico entre as instituições para deliberar temas das áreas de ensino, pesquisa, extensão e inovação.

Furb completou 59 anos e Acafe comemorou 49 anos nesta terça-feira (2) – Foto: Acafe/Divulgação/Reprodução/ND

As instituições que compõem a Acafe possuem uma origem muito semelhante, surgindo da iniciativa popular, cumprindo sua função social e desenvolvendo, sem ônus para os beneficiários, programas e projetos de assistência à comunidade.

Como missão, a instituição tem por objetivo desenvolver o ensino, ciência, tecnologia e inovação pelo compartilhamento de ações e competências para assegurar o fortalecimento das instituições de ensino superior em todas as regiões de Santa Catarina.

A Força da Educação Superior em Santa Catarina em números (2022):

  • 600 mil egressos formados;
  • 500 mil atendimentos na área da saúde;
  • 60 mil atendimentos jurídicos;
  • 220 acordos internacionais.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.