Seu cérebro precisa de vitamina: órgão ‘desnutrido’ pode causar problemas de memória

Assim como todos os outros órgãos do nosso corpo, o cérebro também precisa de uma atenção especial. Por meio da alimentação ou da suplementação de vitaminas, é possível evitar alguns problemas de saúde.

Cérebro em destaque com fundo preto representa o órgão saudável; Vitaminas podem ajudar a manter o cérebro saudável

Para manter o cérebro saúdavel, é preciso adotar uma dieta balanceada e verificar as vitaminas por meio de exames – Foto: Freepik/Divulgação/ND

Segundo a psicanalista Karla Françoise, especialista em funcionamento e agilização do cérebro, não é difícil descobrir como está a saúde cerebral.

“Para saber se o órgão está com deficiência de vitaminas, é importante observar sinais de fadiga mental, dificuldade de concentração, problemas de memória, alterações de humor e cansaço físico”, explica a psicanalista.

Ter o órgão “desnutrido” pode comprometer o cognitivo, causar diminuição da função cerebral, problemas de memória, fadiga mental, entre outros.

Exames necessários para verificar as vitaminas

De acordo com a psicanalista, os exames de sangue são ideais para verificar os níveis de vitaminas no organismo, incluindo a vitamina B12, vitamina D e ácido fólico.

Como repor as vitaminas do cérebro?

Já para repor as vitaminas do órgão, é fundamental adotar uma dieta balanceada e rica em alimentos nutritivos, como frutas, vegetais, grãos integrais, proteínas magras e gorduras saudáveis.

Além disso, suplementos vitamínicos podem ser recomendados por médicos, especialmente se houver deficiências identificadas por meio dos exames.

Como manter o cérebro em forma?

A psicanalista reforça a importância de adotar hábitos saudáveis, como a prática de exercícios físicos, sono adequado, gerenciamento do estresse e atividades cognitivas, como quebra-cabeças.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.